Mercado e TecnologiaPAT

Prevenções de segurança para a sua empresa

A segurança no trabalho é importante tanto para as pequenas e grandes empresas. Não importa o ramo de atuação, é necessário manter a atenção voltada ao ambiente de trabalho para identificar possíveis riscos aos funcionários.

 

A cada ano no Brasil, 700 mil pessoas sofrem acidentes no trabalho. Esses danos podem resultar em lesões sérias, fraturas ou até mesmo a morte. Desse modo, reforçar os métodos de prevenção é fundamental.

 

Espontaneamente, as empresas sofrem com inúmeras taxas de indenização, despesas hospitalares e afastamento desses funcionários. A maneira mais prática de evitar todo o dano é investir em segurança do trabalho.

 

Os setores e as funções precisam de segurança. Assim, algumas sugestões podem agregar para manter parâmetros de proteção ao funcionário. Vamos lá?

Medidas protetivas aos colaboradores

Como vimos anteriormente, o ambiente de trabalho necessita de medidas arbitrárias quanto aos colaboradores. Veja a seguir algumas dicas para evitar acidentes.

Identificação de riscos

Faça uma análise de qualquer risco em potencial dentro da empresa. Às vezes, situações consideradas simples podem gerar acidentes. Verifique se objetos estão obstruindo o caminho, o cansaço do funcionário ou até mesmo os recursos de distração, como o celular.

Planejamento para evitar futuros acidentes

Após reconhecer os riscos iminentes, crise uma estratégia para evitar cada um deles. Ofereça uma solução, de forma rápida e simples.

Exposição desnecessária

Evite a imprudência perante ao risco. Se alguma situação próxima a você representa perigo, não se aproxime. Esse pensamento deve ser praticado por todos os membros da empresa.

 

Digamos que você trabalhe com cabos elétricos e um deles apresente falha, você deve procurar um profissional habilitado e qualificado para o desempenho seguro do equipamento.

Treinamentos de segurança para os funcionários

Ofereça treinamento voltado a segurança. Disponibilize-o para todo novo contratado e para todos os colaboradores atuais que não tenham concluído a gestão de segurança.

 

É interessante que, principalmente as industriais, realizem treinamentos específicos. Por exemplo: se eu trabalho com manutenção de aquecedor a gás, ofereço uma gestão de segurança específica caso exista uma problemática nesse aspecto.

Tenha os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Toda e qualquer empresa, têm como obrigação e sem custo ao trabalhador, fornecer os EPIs que são necessários para a área de atuação. Dessa forma, os funcionários terão diferentes formas de proteção para realizar as tarefas com segurança.

Manutenção periódica

Se o ramo de atuação envolve uma área mais delicada, você pode buscar profissionais habilitados para realizar a manutenção. Caso não tenha necessidade, você ou seus líderes podem monitorar o funcionamento.

 

Algumas ferramentas devem ser checadas diariamente. A cinta de carga, é um mecanismo que necessita dessa periodicidade, visto ao risco iminente que pode oferecer.

Observe qual dessas ações já foram realizadas na sua empresa

Agora que você conhece bem algumas medidas de segurança, avalie como anda a segurança no meio da sua organização, bem como apontar melhorias para o processo de prevenção.

 

O trabalho de manutenção para prevenção de acidentes é extenso, porém, fundamental para a empresa e seus colaboradores. Uma boa prática gera um local de trabalho mais seguro para todos.

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close