Mercado e TecnologiaPAT

O que você pode aprender com a indústria

A indústria é o local onde ocorre as transformações de matérias-primas em produtos utilizado pelo homem para fins comerciais. Nesse espaço, os funcionários e as máquinas produzem objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios e etc.

 

A atividade industrial é super importante, é por ela que os objetos que consumimos são produzidos. Além disso, ela é uma grande aliada para vagas de emprego.

 

As indústrias são classificada conforme o seu ramo de atividade, ou seja, a produção. Assim, temos a indústria voltada a bens de produção e a de bens de consumo.

 

Agora você deve estar se perguntando qual a diferença entre os dois segmentos. Vamos apresentar a seguir!

Bens de produção x bens de consumo

As indústrias de bens de produção são aquelas que extraem matéria-prima da natureza (madeira, óleos, plantas, petróleo, etc). As metalúrgicas, siderúrgicas e petroquímicas trabalham com bens de produção.

 

Já as atividades de bens de consumo, realizam sua produção ao consumidor. Esse segmento visa objetos direcionados ao mercado do consumidor. Existe uma pequena diferença entre esses objetos, veja:

 

As indústrias de bens duráveis fabricam mercadorias de necessidade, como alimentos, bebidas, roupas, calçados e etc.

 

Nessa divisão temos as indústrias dos bens não duráveis, são eles: carros, electrodomésticos e mobílias.

 

Por mais que você não note, os equipamentos industriais passam despercebidos no nosso dia a dia. Porém, na maioria dos casos, ele é extremamente necessário e não utilizado.

 

Você tem alguma ideia de quais equipamentos são esses? Imagine os colaboradores de uma indústria de cabos elétricos, máquina de fusão de fibra ou disco abrasivo, essas pessoas precisam de acessórios que garantem a segurança, né? Vamos apresentar alguns desses dispositivos.

 

Produção em EPIs

O EPIs para a indústria garante que o trabalhador desempenhe suas funções com segurança, protegendo sua vida e saúde ao riscos inerentes.

 

Os EPIs mostra eficácia para a empresa, visto que diminui a incidência em acidentes ou afastamentos por motivos a exposição de materiais de risco.

 

Por essa razão, a legislação trabalhista determina que o empregador ofereça esses aparelhos e oriente o funcionário quanto a sua utilização.

 

Muitos empregadores não sabem que, se a empresa for submetida a uma fiscalização e os funcionários não estiverem sob esses cuidados, ele pode pagar uma multa e sofrer inúmeras indenizações.

 

Mas quais são esses aparelhos e qual a importância de cada um deles? Pois bem, veja nos tópicos abaixo:

Luvas

As luvas são responsáveis pela proteção da mão do trabalhador contra contaminação, temperatura, cortes e perfuração.

Calçados

Devido às condições de trabalho de cada organização, por vezes, é necessária a utilização de sapatos específicos para eliminar ou diminuir os riscos da vida do trabalhador.

Capacetes

Os capacetes tem como objetivo a proteção da cabeça, pescoço e o rosto do trabalhador contra acidentes causados principalmente por quedas.

Protetores auriculares

Os protetores auriculares protegem contra agentes naturais, como chuva, fortes ventos, umidade e ruídos que possam prejudicar a saúde auditiva.

Óculos e viseiras

Esses equipamentos são responsáveis pela proteção dos olhos contra a entrada de partículas e luminosidade excessiva.

 

Mas o que podemos tirar de tudo isso?

O que isso muda?

Como vimos, é importante a utilização correta de cada um desses equipamentos para a indústria, visto que eles diminuem os riscos de acidentes de doenças causadas por fatores de trabalho.

 

Você pode ser um gestor e assim ocasiona o melhoramento na produtividade da sua equipe. Além disso, não corre o risco de sofrer indenizações e multas.

E você? Conhece alguém que trabalha em condições irregulares? Dê um toque no colaborador ou no gestor. O ramo industrial produz produtos de extrema importância, vamos cuidar disso!

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close