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Coisas que você deve saber sobre gestão de pessoas

A gestão de pessoas avançou com forte rapidez nos últimos anos. Afinal de contas, ela trabalha com o que é mais importante e vital para qualquer empresa: As pessoas!

 

Gerenciar o maior patrimônio de uma organização não é uma tarefa fácil. Há diversas funções que os profissionais de gestão realizam, como:

 

  • Lidar com papeladas e burocracias;
  • verificar as novas tecnologias do mercado;
  • Oferecer bons salários;
  • Promover campanhas que satisfaçam os funcionários são parte do dia a dia da gestão de pessoas, entre outros.

 

É por isso que é importante entender sobre a gestão de pessoas e seus conceitos e pilares antes de ter seu próprio departamento.

 

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para explicar melhor sobre o conceito de gestão de pessoas e tudo que você deve saber. Quer entender melhor sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse post!

O que é gestão de pessoas?

 

Primeiro de tudo, a gestão de pessoas se baseia em estratégias e métodos para garantir que os colaboradores da empresa estejam totalmente motivados e tenham as condições e estrutura necessária para realizarem seus serviços profissionais sem impedimentos.

 

A gestão de pessoas também gerencia o clima organizacional (vamos falar mais sobre isso ao longo do post) e satisfaz as necessidades e desejo dos funcionários. Tudo isso no objetivo de impactar positivamente o sucesso de uma empresa.

 

Resumindo, a gestão de pessoas preza pelo bem-estar e motivação dos funcionários em todos os sentidos.

 

É importante ressaltar que a gestão de pessoas é indispensável em todos os ramos, sem exceção, como comércios e até mesmo indústrias de tubo galvanizado, colher de dentina ou disco abrasivo, por exemplo.

 

Verdades e mitos sobre a gestão de pessoas

 

Apesar de explicarmos do que se trata a gestão de pessoas, muita gente ainda acredita em alguns tabus sobre esse conceito.

 

Por essa razão, vamos citar agora às maiores verdades e mitos comentados sobre a gestão de pessoas. Continue acompanhando!

Gestão de pessoas é um departamento

 

MITO!

 

A gestão de pessoas é muito mais do que um departamento. Ela envolve todas as estratégias pensadas nas pessoas.

 

De fato, o setor responsável por esses pensamentos é o departamento de recursos humanos. No entanto, é comum também encontrarmos empresas onde os próprios líderes realizam estratégias de gestão de pessoas e que dão certo!

A gestão de pessoas atrai novos talentos

 

VERDADEIRO!

A gestão de pessoas tem como objetivo ser eficiente nas métricas dos processos seletivos e recrutamento.

 

Os profissionais de gestão procuram talentos que simpatizam com o perfil e princípios da empresa, além de terem capacidade para realizar suas funções da melhor forma possível.

A gestão de pessoas lidera os funcionários

 

MITO!

 

Um erro muito cometido pelas pessoas é achar que a gestão de pessoas tem como objetivo liderar os profissionais.

 

No entanto, isso apenas se resume aos papéis dos líderes, como os gestores, coordenadores, supervisores, entre outros.

 

 

A gestão de pessoas cuida do clima organizacional

 

VERDADEIRO!

Por fim, a gestão de pessoas cuida do clima organizacional da empresa. Por sua vez, o clima organizacional é o conjunto de comportamentos, atitudes e hábitos dos colaboradores de uma empresa.

 

Se o clima organizacional está bom, as expectativas das pessoas estão sendo atendidas em relação a comunicação, relação e comportamento do time.

 

E você, tem uma gestão de pessoas eficaz em sua empresa? O que achou deste post? Conta pra gente, nós queremos saber sobre sua opinião!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

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