Mercado e TecnologiaPAT

3 dicas que podem evitar acidentes

Independente do setor em que sua empresa atua, os acidentes que ocorrem no local de trabalho podem acontecer de diversas formas. Por essa razão, podemos dizer que todos nós passamos por riscos e perigos no dia a dia.

 

E é simples comprovar isso: Segundo um estudo apresentado pela Previdência Social, o número de afastamentos devido a acidentes no trabalho alcançou a marca de 1,8 milhão, entre os anos de 2014 e 2018.

 

Pelo número de acidentes crescer a cada ano, é indispensável conhecer algumas dicas para conscientizar os colaboradores e as empresas, buscando ao máximo evitar os possíveis acidentes no ambiente de trabalho, local onde passamos a maior parte do nosso dia a dia.

 

E pensando nisso, neste artigo, nós listamos 3 dicas que vão te ajudar a se prevenir e a se conscientizar sobre a importância da segurança no trabalho. Continue lendo esse post!

Use os equipamentos necessários

 

A nossa primeira dica para ter uma empresa com uma boa segurança no trabalho é utilizar os equipamentos de proteção individual ou EPIs necessários.

 

Por sua vez, os EPIs são equipamentos necessários para proteger os funcionários de possíveis acidentes.

 

Normalmente, eles são mais requisitados por empresas que necessitam de trabalho físico para realizar suas atividades, como indústrias ou empresas de estação de tratamento de água, por exemplo.

 

Parece óbvio uma dica como utilizar o EPIs em sua empresa, no entanto, muitas organizações esquecem de sua importância.

 

Alguns Itens como sapatos de segurança, luvas, óculos de proteção, entre outros equipamentos podem garantir a vida e segurança dos profissionais.

 

Com os EPIs, a integridade física dos colaboradores é preservadas e a empresa dispensa futuros atritos com fiscalizadores e órgãos responsáveis.

 

 

Sem pressa

 

A segunda dica sobre segurança no trabalho é realizar suas atividades sem pressa e no tempo certo. Como já dizia o velho ditado popular: “A pressa é inimiga da perfeição”!

 

Isso significa que, em muita das vezes, os acidentes no trabalho podem ocorrer quando um colaborador está com muita pressa. Esse hábito acaba resultando em problemas maiores para a saúde do funcionário e também da própria empresa.

 

Ainda mais quando se trabalha com máquinas, como a máquina de fusão de fibra, por exemplo, que precisa de calma e atenção para ser executada.

 

E por falar em máquinas, também é importante lembrar que alguns produtos devem ser feitos com a máxima qualidade possível, como o circuito impresso, que leva um processo minucioso para sua fabricação.

 

Por isso, é importante que todas as atividades sejam realizadas com tranquilidade e paciência, para garantir um resultado de qualidade e sem possíveis acidentes.

Preparar antes de começar

 

Por fim, também é muito comum os acidentes no trabalho ocorrerem simplesmente pela falta de planejamento, ou porque um profissional não executa adequadamente as suas atividades.

 

A empresa sempre deve estar a procura de novos planejamentos e de processos que sejam mais seguros para o funcionário. Isso promove mais qualidade nos serviços e os erros e prejuízos são menores.

Dicas extras

 

Além de tudo isso, ainda existe mais uma dica importante para que a empresa garanta a sua segurança no trabalho.

 

Tenha cuidado em todos os materiais. Especialmente empresas do ramo industrial ou construtoras, alguns equipamentos são considerados perigosos e, por essa razão, verifique quais os melhores meios para manuseá-los com o máximo de segurança.

 

E você, o que acha de aplicar alguma dessas dicas em sua empresa? Gostou do post? Queremos saber a sua opinião!

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close