Emily SobralPAT

Entender o incidente é prevenir o acidente

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Um dos grandes problemas da humanidade é não saber diferenciar alhos de bugalhos. Desculpe-me a expressão trivial, mas para escrever sobre o contraste entre acidente e incidente de trabalho, lembrei-me das duas palavras com sílabas semelhantes. Ora, o incidente é uma ocorrência que pode levar ao acidente. Ou seja, um estágio anterior, algo menos grave, como os profissionais gostam de citar: ‘um quase acidente’, não é mesmo?

No contexto de segurança do trabalho, entender sobre os dois significados é uma premissa da prevenção. Mesmo o incidente não tendo uma consequência grave, sem dano material e à integridade física do trabalhador, isso não quer dizer que não se deva dar importância ao episódio. Ao contrário, entender o incidente é prevenir o acidente. Sobre o acidente de trabalho, há o conceito legal, que é aquele que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a perda ou a redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.

E por que, na gestão de SST, deve-se dar importância aos incidentes?  Primeiramente, a gestão de prevenção de acidentes requer medidas de controle. Assim, um empregado que passa por um incidente dentro das instalações de trabalho precisa relatá-lo à gerência para que se compreenda o risco existente no local. Observar os comportamentos de risco é uma das formas de se prevenir acidentes. Como se vê, há diferença entre incidente e acidente, mas um pode levar ao outro, se houver descaso e negligência com as ocorrências envolvendo os riscos.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close