Emily SobralPAT

Texto da nova NR 10 precisa ser 10

 Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61
Após o encerramento da consulta pública para sugestões ao texto da NR 10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) aguardemos o novo arcabouço legal da norma. A NR 10 é, sem dúvida, um importante instrumento para a segurança de trabalhadores que laboram com eletricidade. Essa norma “se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo das diversas fontes de energia elétrica, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção de instalações elétricas de baixa, média e/ou alta tensão em corrente alternada e/ou contínua, de caráter permanente ou temporário”.

A ‘fama’ da gravidade dos acidentes nesse setor é motivo de preocupação entre os profissionais de segurança do trabalho. Obviamente, os eletricistas estão entre as atividades mais expostas aos riscos elétricos. Entretanto, pintores e produtores rurais também sofrem com os infortúnios laborais em função da eletricidade. Quem desenvolve atividades próximas à rede elétrica deve manter uma distância segura da rede de alta tensão, pois é a maneira mais efetiva de se evitar os acidentes. Já a rede elétrica interna deve estar sempre em boas condições. É preciso ter cuidado com emendas, plugues e com locais que concentram umidade.

Contra o choque elétrico, que é a passagem de corrente causada pelo contato do corpo, um grande condutor de energia, deve-se tomar todas as medidas de precaução.

O primeiro passo ao socorrer uma pessoa que esteja recebendo choque é desligar o disjuntor (chave de luz), já que os três primeiros minutos são vitais para o acidentado.

www.segurancaocupacionales.com.br

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close