NOTÍCIAS CORPORATIVASPAT

Limpeza corporativa em tempos de pandemia: como afastar contaminações?

O mundo enfrenta um momento difícil. O COVID-19, que teve seus primeiros casos reportados em dezembro, na China, já foi classificado como pandemia pela OMS, Organização Mundial da Saúde.

O vírus, que é extremamente contagioso e já infectou cerca de 210 mil pessoas em todo o mundo, ainda citando dados da OMS, está mudando a rotina de muitos. O motivo é muito simples: embora ainda não exista uma maneira de combater o vírus, é possível trabalhar somente de maneira preventiva.

“Muitas ações em corporações, escolas e eventos estão sendo realizadas, inclusive de maneira remota, mas é fato que nem todos podem contar com isso, principalmente quando pensamos em empresas/negócios. Por esse motivo, a atenção deve ser redobrada”, diz Rui Monteiro, presidente do SEAC-SP.

E, nesse cenário, muitos já estão escolados: sabe-se da importância da higiene – lavar bem as mãos por vinte segundos, não compartilhar itens pessoais como copos e talheres, etc. – porém, é preciso ir além: como corporações podem otimizar processos para prevenir a presença do vírus e outras bactérias que também causam doenças o tempo todo?

Limpeza dos ambientes onde se passa mais tempo

Antes de mais nada, Rui ressalta que a limpeza de escritórios precisa ser realizada de uma maneira mais intensa. “São muitas pessoas circulando em um determinado ambiente, vindas de lugares com aglomerações, como o transporte público por exemplo. Por esse motivo, o cuidado precisa ser profissional e executado de forma certa”, diz.

Além de disponibilizar álcool em gel (lembre-se: serve apenas para as mãos) nas entradas dos ambientes, é importante que as empresas se atentem à diferença existente entre produtos e equipamentos profissionais e caseiros. Para a limpeza profissional, os produtos principais não são encontrados no mercado. Exemplo são o peróxido de hidrogênio e o quaternário de amônio, que desinfeta de maneira muito mais eficiente os ambientes e deixa de lado o uso de produtos nocivos à saúde das pessoas, como o cloro, que demora demais (10 minutos) para agir, por exemplo. Além disso, uma equipe profissional utiliza poucos produtos mas de forma certa e no lugar certo.

Produtos multiúso comuns são para usar em casa! O cloro já era!

Além disso, uma limpeza profissional depende dos processos, que também devem ser revistos nos ambientes, e para isso as empresas profissionais contam com sua expertise para aplicar as frequências adequadas de limpeza em pontos que são tocados com constância (maçanetas e corrimãos são um ótimo exemplo). “De modo geral, a limpeza precisa ser feita com produtos eficientes. Esse é um ponto de atenção”, complementa.

Para finalizar, Rui diz que em momentos como este, ter uma equipe preparada e capacitada para uma limpeza correta é fundamental. “A expertise desenvolvida por profissionais de equipes de limpeza garante que tudo estará conforme as melhores práticas. Como ressaltamos, é uma limpeza muito diferente da realizada dentro de nossas casas: estamos falando de muitas pessoas e protegê-los é indispensável”, diz.

Ajuda de quem entende do assunto

A limpeza profissional para as empresas é um item indispensável – principalmente em momentos como o atual, onde a higienização de ambientes comuns continua sendo um fator de proteção, mas devido o grau de risco, nesse momento mais ainda.

Com intuito de relembrar a todos que ambientes limpos sempre impactam diretamente na produtividade e saúde de todos, a campanha “Limpeza é Saúde” atende empresas de todos os segmentos, quando estas entidades contratam uma empresa de limpeza profissional.

Reconheça as empresas de limpeza que aderem à campanha, através do Selo da Campanha, que é sua garantia da eficácia e preocupação com as pessoas.

Limpeza é saúde

O SEAC-SP criou a campanha Limpeza é Saúde para ajudar as pessoas e empresas a compreender a importância de um ambiente saudável para se trabalhar. Assim será possível, dentre outras coisas, melhorar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.

Saiba mais https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

Website: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close