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Contra o Covid-19, empresas ‘mandam’ (quase) todos os empregados para home office. Cuidado com os riscos ergonômicos

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Com a pandemia do Covid-19, o home office virou a salvação da lavoura, quer dizer, uma forma de manter a produtividade das equipes das empresas, mas com mais proteção,  por elas estarem confinadas em suas casas.

Neste blog, em que o tema de segurança do trabalho faz parte de minha lida diária, já tratei inúmeras vezes dos riscos ocupacionais desse modelo de trabalho remoto. Neste momento, em que as empresas optaram por enviar seus trabalhadores para laborarem em casa, as medidas de prevenção contra as doenças e acidentes de trabalho não podem ser esquecidas. Por exemplo, a norma regulamentadora 17 (NR 17), que trata de ergonomia, determina que o empregador deve realizar previamente a análise ergonômica do posto de trabalho, ou seja, dentro de casa do funcionário.

Mas, obviamente, nesta urgência de tomada de decisões contra a contaminação pelo coronavírus, deduzo que nenhuma empresa pôde planejar e executar essa análise. Pensemos um minuto: será que cada empregado que foi colocado em home office mantém um mobiliário adequado, capaz de proporcionar o conforto exigido pela NR 17? É claro que não, Clóvis! Mesmo cabendo ao empregador fornecer orientação aos seus funcionários que passaram a trabalham no regime de home office sobre quais os cuidados a serem tomados para evitar o surgimento de doenças e acidentes, com certeza isso não foi feito neste momento de guerra contra o vírus Chinês.

Assim, para dar minha contribuição aos trabalhadores que estão confinados em casa, desenvolvendo atividades laborais, lembro um ponto essencial de prevenção: façam exercícios para relaxamento e alongamento muscular.

 

EXERCÍCIOS PARA PREVENÇÃO, sugeridos por RENAN ITALO RODRIGUES DIAS Graduado em Educação Física

Espreguiçar: junte as mãos e faça o movimento de alcançar o teto.

Alongamento da coluna: incline a cabeça lateralmente e conte até 8. Volte à posição inicial e repita o mesmo movimento do lado contrário.

Alongamento da coluna: leve o queixo até o peito e volte à pose inicial. Leve a cabeça para trás para olhar o teto.

Alongamento da coluna e do antebraço: 1- Pressionando com a mão oposta segure o dorso da mão dobre o punho para baixo suavemente e conte até 8 empurrando e depois relaxe. 2- Com apoio na palma da mão puxe o punho para cima alongando os flexores do punho. Faça os mesmos movimentos invertendo os braços.

Alongamento de ombro: Puxe o braço na linha média do corpo tracionando suavemente na altura do cotovelo para alongar a musculatura do ombro.

Rotação externa – posicione o braço atrás da cabeça puxando pelo cotovelo com a mão para o chão como se fosse coçar as costas.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

 

 

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