IncêndiosMercado e Tecnologia

4 dicas de prevenção de incêndio no ambiente de trabalho

Quando se trata de segurança e prevenção no ambiente de trabalho, as ações e estratégias de prevenção de incêndio não podem ser deixadas de lado.

 

Afinal, com o acontecimento de incêndios, não apenas os objetos e recursos da organização podem ser perdidos, como também inúmeras vidas.

 

Por isso, é essencial que todos dentro da empresa estejam preocupados com sua segurança e levem em consideração a inclusão de ações e medidas de prevenção dos acidentes de trabalho e de incêndios, para que os todos possam exercer as suas funções sem impedimentos e com mais segurança e qualidade.

 

Além disso, a adoção de medidas para o combate ao incêndio não é apenas fundamental, como uma exigência. a Norma Regulamentadora 23 (NR 23) estabelece uma série de regras para que as ações de combate ao incêndio possam ser tomadas.

 

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para explicar quais são as estratégias mais utilizadas de prevenção de incêndio e como sua empresa também pode aplicar. Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando!

1- CIPA

 

A CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e se trata de um grupo formado pelos próprios colaboradores de uma determinada empresa, para zelar pela segurança e aplicar ações e estratégias para evitar o acontecimento de acidentes.

 

Esse grupo de colaboradores também são responsáveis por identificar todos os riscos existentes dentro do ambiente de trabalho, repassar os problemas para os superiores e implantar medidas para solucioná-los.

 

Se você tem uma empresa que produz espuma laminada, por exemplo, análise com os gestores sobre a implantação da CIPA dentro da organização, para que seja possível que os profissionais tomem o devido cuidado e tenham a responsabilidade de liderar a equipe em caso de acidentes.

2- Tenha treinamentos frequentes de combate ao incêndio

 

Também é essencial que, juntamente aos responsáveis pela CIPA, a empresa realize treinamentos e simulações de incêndios, como uma maneira de, caso acontecer esse imprevisto, os profissionais estejam totalmente preparados e saibam qual a logística a ser seguida.

3- Tenha os recursos necessários

 

É fundamental que a empresa esteja resguardada com equipamentos e recursos próprios de combate ao incêndio.

 

E não estamos apenas falando do extintor de incêndio, que já é algo indispensável, viu? Mas sim, de recursos que irão facilitar a saída dos colaboradores em caso de incêndio.

 

Um exemplo é o elevador de escada. Se sua empresa aloca profissionais com algum tipo de deficiência, esse produto é crucial para que, se acontecer algum acidente ou imprevisto, ele possa descer de forma rápida e ágil pelas escadas até o térreo da empresa.

 

Outro recurso que muitas empresas deixam de utilizar e que, no fim, pode gerar muita confusão é a ausência das placas de sinalização.

 

Por meio delas, é possível dos profissionais terem mais facilidade e simplicidade nos processos de fuga da empresa.

4- Sistemas de combate ao incêndio

 

Não poderíamos terminar este post sem mencionar os sistemas de combate ao incêndio, que por sua vez, são equipamentos especializados para diminuir as chances do incêndio se alastrar e causar danos maiores. Alguns dos equipamentos são:

 

  • Extintores de incêndio: pode conter água ou então algum componente químico para apagar as chamas.
  • Detectores de incêndio: são dispositivos que se acionam em caso de incêndio.
  • Sinalização de incêndio: diversos tipos de sinalizadores para que as informações de combate ao incêndio sejam mais simples de entender.
  • Mangueiras: há diversos tipos de mangueiras específicas para o caso de incêndio.
  • Iluminação: se trata de iluminação reserva em caso de incêndio.
  • Entre outros.

 

Agora que você já sabe tudo sobre as dicas mais eficientes de prevenção de incêndio no ambiente de trabalho, o que acha de aplicar em seu próprio negócio?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close