IncêndiosMercado e Tecnologia
Qual a importância do treinamento de combate ao incêndio

Você já se imaginou frente a um incêndio em sua casa ou apartamento? E em sua empresa?
Tenho certeza que absolutamente ninguém gostaria de passar por uma situação perigosa e desafiadora como essa.
E é por essa razão que os treinamentos de combate ao incêndio estão se tornando cada vez mais comum e frequente em todos os cantos do mundo.
Hoje nós vamos falar porque é essencial ter a aplicação de treinamentos de combate a incêndio em sua empresa. É essencial para conscientizar e educar os colaboradores sobre a prevenção de possíveis acidentes.
Uma vez que os trabalhadores sabem o que fazer quando algum imprevisto como esse acontecer, todos vão estar totalmente preparados para evacuar o local com segurança e tranquilidade, evitando perdas e desastres maiores.
Se você quer garantir a segurança dos profissionais e ter uma cultura organizacional fortificada dentro da empresa, então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Qual a importância do treinamento de prevenção e combate ao incêndio?
A resposta para essa pergunta é simples: com a aplicação de treinamentos direcionados direcionados a prevenção e combate a incêndio, é possível preservar a vida de todos os funcionários que atuam na empresa, assim comoos próprios bens e recursos do negócio.
Sem o treinamento necessário, além dos profissionais não conseguirem agir de maneira tranquila, eles também podem interferir e prejudicar a ações de outros colaboradores na mesma situação.
Abaixo, veja quais são os itens essenciais aplicados em um treinamento de combate ao incêndio:
- Significado das placas de sinalização;
- Como fazer a utilização de extintores;
- Como minimizar as chamas do incêndio;
- Quais os tipos e classes do incêndio;
- Como se tranquilizar em um momento de incêndio;
- Todos os procedimentos que devem ser praticados para a evacuação do local;
- Como ter o trabalho em equipe necessário para ajudar todas as pessoas da empresa;
- Como prestar os primeiros socorros até que um especialista chegue no local;
- Como utilizar o elevador de escada para pessoas com deficiência física; entre outros.
Com um treinamento bem elaborado, os colaboradores podem agir da melhor maneira diante da situação de incêndio e trabalhar em equipe para prevenir danos maiores!
O treinamento de combate ao incêndio é obrigatório?
Sim! De acordo com NR-23, item 23.1: “Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.”.
Além disso, o artigo 23.1.1 também explica: “O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:
- Utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
- Procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
- Dispositivos de alarme existentes.”
Ou seja, se você tem uma empresa de projeto de spda, mesmo que a região do negócio seja diferente, ainda é necessário que todos os colaboradores realizam um treinamento de prevenção, para se sentirem mais seguros e aptos a atuar a frente da situação.
Especialmente sobre a utilização dos equipamentos e ferramentas de combate ao incêndio, o repasse das informações são obrigatórias.
Faça treinamentos de prevenção e proteja seus funcionários
Ao longo do post, entendemos que os treinamentos que prezam pela segurança e saúde dos colaboradores devem ser colocadas em ação.
Mesmo sendo obrigatório para as organizações, há algo muito mais importante para fazer o treinamento: a preservação da vida e a segurança de todos os profissionais que estão dentro da empresa.
Uma vida é mais importante do que todos os investimentos direcionados dentro da empresa, e por isso, não deixe de fazer seu treinamento e obter sucesso! Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.