Emily SobralPAT

Livro sobre toxicologia ocupacional fornece conteúdo de qualidade sobre o tema

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Este ano não será apenas de notícias ruins, por causa desta maldita pandemia do Covid-19.

Há fatos relevantes já acontecendo em terras nacionais, especialmente em segurança do trabalho, que acrescentam conhecimento e prevenção. Por exemplo, o recém-lançamento do livro do médico toxicologista e pesquisador da Fundacentro, José Tarcísio Penteado Buschinelli, cujo título é Toxicologia Ocupacional. Essa é uma boa nova.

Na introdução da obra, o autor define a toxicologia, que transcrevo neste post: “a toxicologia estuda os efeitos danosos de substâncias químicas nos organismos vivos com vistas à prevenção e, em caso de falha, ao tratamento dos afetados. A questão, porém, é que não há substâncias químicas com ou sem efeitos danosos, mas sim doses com potencial nocivo – dose, neste contexto, entendida como aquela interna, ou seja, a quantidade de substância efetivamente absorvida pelo organismo a ponto de poder afetá-lo.

A Toxicologia Ocupacional é eminentemente preventiva, sendo-lhe fundamental a correta avaliação do risco a que o trabalhador está exposto. Para isso, o primeiro passo é a informação qualitativa: qual(is) substância(s) está(ão) sendo utilizada(s) ou gerada(s) no processo”, escreve o médico. Portanto, em 628 páginas, o pesquisador expõe toda sua experiência sobre o tema, apresentando o diferencial, por trazer didaticamente os conceitos de química básica, higiene do trabalho e toxicologia.

Ou seja, o livro torna-se um verdadeiro manual para auxiliar os profissionais de segurança do trabalho.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close