Emily SobralPAT

Compressor de ar precisa estar seguro para evitar acidentes

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Vamos esquecer um pouco aquele assunto que domina o planeta e fez todo mundo ficar dentro de casa, se é que me entendem, para falar de outras paradas técnicas.

Trago hoje a importância das boas condições de segurança dos compressores de ar com vasos de pressão, pois são ferramentas utilizadas em postos de gasolina para a calibragem de pneus, e também em consultórios odontológicos. A segurança dos ambientes de trabalho estará comprometida se os compressores utilizados não estiverem dentro dos requisitos impostos pela norma ABNT NBR ISO 16528:2008 e na série ABNT NBR 16035:2012 aos fabricantes desses equipamentos.

Além disso, deve-se considerar a Portaria Inmetro nº 255, que proíbe sua fabricação e a importação sem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Esse selo é exigido para a distribuição/comércio dos compressores de ar com vasos de pressão desde 2019. Recentemente, em São Paulo, ocorreu a ‘Operação Pulmão’, para fiscalizar sete estabelecimentos. Foram encontradas irregularidades em 51% dos produtos avaliados.

Em Santa Catarina também foram feitas fiscalizações. O Imetro-SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina) deflagrou a ‘Operação Apneia’, emitindo notificações a empresas que fabricam compressores de ar em desacordo com as normas vigentes.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close