Emily SobralPAT

Automação e pandemia assustam trabalhadores

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

O desemprego provocado pela pandemia do coronavírus,, que trancafiou a população mundial em casa, não é o único medo dos trabalhadores brasileiros. Há outros desafios profissionais, além do Covid-19, que amedrontam a classe trabalhadora: o aumento crescente da tecnologia e automação sobre o mercado ocupacional.

A ameaça foi captada numa pesquisa global da PwC, com mais de dois mil entrevistados no Brasil, dentro de um total de 22 mil pessoas em 11 países. Segundo a pesquisa, 53% dos brasileiros acreditam que a automação irá modificar ou tornar seu trabalho obsoleto nos próximos dez anos.

Entre os maiores receios estão o de que a tecnologia torne o emprego prescindível (50%), bem como a incerteza sobre o futuro (43%). Não possuir as habilidades necessárias (23%), assim como não ser capaz de aprender as exigidas no futuro (26%)  também foi mencionado. Obviamente, há aquelas pessoas que responderam ver vantagens nessas tecnologias, uma vez que podem trazer mais oportunidades. O otimismo foi demonstrado, pois 46% dos entrevistados acreditam que haverá um aumento da produção, e 44% disseram que o trabalho será mais interessante. Outro ponto positivo é poder ter mais tempo livre para dedicar ao lazer e à família.

Por fim, 94% dos consultados acham que a tecnologia irá melhorar a rotina diária de trabalho.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close