IncêndiosMercado e Tecnologia

4 maneiras de prevenir incêndios nas empresas

A prevenção contra incêndios deve ser uma preocupação diária no ambiente empresarial, independente de porte ou segmento. Afinal, um incêndio, por exemplo, pode causar danos financeiros inimagináveis, além de apresentar riscos a integração física dos colaboradores.

 

Por isso, elaborar medidas que ofereçam segurança não só para os funcionários, mas também para os clientes, fornecedores e distribuidores, é fundamental para garantir um ambiente agradável e, consequentemente, um crescimento sustentável.

 

Nesse sentido, as atividades precisam ser realizadas da melhor maneira possível e, detalhe, sem impedimentos. Em resumo, ao adotar medidas de prevenção contra incêndio, os colaboradores estarão preparados para lidar com situações perigosas e emblemáticas.

 

Pensando na importância da prevenção contra incêndios, preparamos este post. Nele, você, que é empresário ou empreendedor, encontrará 5 atitudes simples para que, em sua empresa, todos trabalhem em um único objetivo: prevenir e combater incêndios!

1. Sinalização em casos de incêndios

Em um momento como esse, só resta um fato: saber o que fazer em um incêndio pode salvar muitas vidas. Ou seja, essa ação é fundamental para que a situação não se agrave ainda mais.

 

Dessa forma, é imprescindível que você, empreendedor, invista em um conjunto de sinalizações adequadas e, consequentemente, espalhá-las pela empresa. Isso vai fazer com que todos os colaboradores saibam o que é preciso ser feito.

 

Além disso, com a ciência dessas ações, é possível manter a segurança e o bem-estar geral, promovendo um ambiente alinhado e seguro.

2. Não limite as vias de acesso

Outro ponto importante na prevenção contra incêndios: as vias de acesso. Nesse sentido, evite obstruir corredores, correias transportadoras, passagens de emergência e, principalmente, escadas. Mas, afinal, qual a importância dessa ação?

 

Bom, em caso de incêndios ou qualquer outro tipo de acidente que possa ocorrer na empresa, os órgãos de socorro podem chegar mais rápido se esses espaços estiverem livres. Afinal, as vias de acesso tem exatamente essa finalidade.

3. Evite o uso de cigarro perto de itens inflamáveis

Parece óbvio, mas essa combinação certamente não funciona. Sendo assim, deve ser evitado ou eliminado o uso do cigarro, uma vez que oferece riscos não só a pessoa em questão, mas também a todos que estão presentes nas instalações de aquecedor a gás da empresa.

 

Por isso, conscientize os colaboradores, eduque-os, crie normas técnicas e faça com que todos fiquem atentos a estas situações, evitando ao máximo realizá-las e acabar colocando em jogo a saúde da equipe.

4. Análise a rede elétrica

Por fim, é fundamental tomar muito cuidado com esse aspecto. A manutenção da rede elétrica evita curtos circuitos, principais causadores de incêndios.

 

Desse modo, é fundamental analisar também os fios e cabos elétricos, evitando gambiarras com os sistemas da empresa.

 

Além disso, é importante ressaltar que a equipe deve evitar utilizar vários equipamentos ligados na mesma tomada, já que a sobrecarga de energia, em grande escala, pode gerar um curto circuito na rede elétrica, causando assim, um incêndio.

 

Como você pode perceber, os cuidados necessários não exigem grandes investimentos, e sim, muita atenção. Por isso, analise o cenário por completo e avalie o que pode ser alterado.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close