NOTÍCIAS CORPORATIVASSegurança patrimonial e eletrônica

Auditores Fiscais Federais Agropecuários realizam turnos extras para garantir segurança alimentar e aumento nas exportações

Tudo isso se reverte na manutenção do abastecimento e também na contribuição para a balança comercial brasileira e para a retomada da economia.

O aumento de 17,5% nas exportações do setor agropecuário no primeiro quadrimestre de 2020 demandou a realização de abates extras em frigoríficos por todo Brasil e, portanto, atuação ainda maior dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas). Esses servidores mantêm suas atividades em meio à pandemia da covid-19 e são essenciais para garantir o abastecimento e qualidade de alimentos. Além disso, mesmo durante uma crise financeira mundial, o trabalho dos Affas garantiu a abertura de 30 novos mercados para exportação de produtos agropecuários brasileiros somente em 2020.

“Esses avanços têm ocorrido pelo esforço dos Affas, que mantêm o serviço sob uma situação de trabalho que sabemos que representa um risco, ainda que controlável”, conta o diretor de Política Profissional do Sindical Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Antônio Andrade. “Eles se dispõem a trabalhar em turnos extras para fazer atingir esses resultados que vemos agora e tais turnos não são remunerados”, continua.

Segundo relatórios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicados em virtude da pandemia, foram realizados 571 turnos extras de abate nos meses de fevereiro a abril. O aumento de demanda por essas atividades se dá principalmente pelo aquecimento das exportações de proteína animal e também pela interdição de algumas plantas com casos de covid-19, que redirecionam os animais para outros frigoríficos.

“Além da questão dos turnos extras, é corriqueiro que os Affas trabalhem além do seu período de expediente”, diz Antônio Andrade. “Todo esse sacrifício se reverte em dois resultados principais: a manutenção do abastecimento e da qualidade dos produtos, já que não há escassez durante a pandemia e a contribuição tanto para a balança comercial brasileira, quanto para a eventual recuperação econômica. Não há dúvida que o agronegócio vai alavancar nossa economia após a crise. Esses são os compromissos dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários”, continua.

O trabalho dos adidos agrícolas e dos Affas que atuam na certificação de estabelecimentos para exportação contribuiu também para o aumento de 17,5% nas exportações do setor. Nos meses de março e abril foram expedidos 63.021 Certificados Sanitários Internacionais, um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2019. O documento é necessário para a exportação de produtos de origem animal e atesta que todas as condições de higiene e segurança foram cumpridas pelo produtor.

Em tempo: 30 de junho é o Dia Nacional do Auditor Fiscal Federal Agropecuário.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,5 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Contatos Assessoria:
Re9 Comunicação

Regina Trindade – regina@re9comunicacao.com.br – (61) 99115-5980
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665
Victor Correia – victorcorreia@re9comunicacao.com.br – (61) 99114-7960

Website: https://anffasindical.org.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close