Mercado e TecnologiaPAT

Dicas de Home Office e Trabalho Remoto para Você Produzir Mais

Enquanto muitos empregos continuam ligados a um ambiente específico, o aumento de possibilidades em expedientes online faz do trabalho remoto uma nova realidade. Com a internet, como, quando e onde você trabalha são características que variam muito. Alguns países até já se organizam para estabelecer jornadas de trabalho com apenas quatro dias por semana e muitas empresas agora oferecem horários flexíveis em substituição à política tradicional “das 8 às 18”.

Trabalhar em casa é uma tendência, além de ser um benefício utilizado por gestores para atrair profissionais para seus quadros. Em termos de produtividade, retenção de talentos e redução de custos, o trabalho remoto — conhecido no Brasil como “home office” — é um ponto de interesse tanto para empregadores quanto para seus colaboradores.

Com a incerteza pela pandemia do COVID-19, o trabalho remoto virou regra em empresas de todo o mundo que podem transferir os ambientes de produção para a casa de cada funcionário. O desafio é tornar essa estratégia eficiente e livre de estresse para todos.

Como ser produtivo no home office

Manter o foco pode ser difícil quando você está trabalhando em casa. Um novo conjunto de desafios entra em cena e você vai ter que reaprender a ser produtivo. Muitas pessoas acham que sem o contato pessoal com colegas e a vigília de gerentes o trabalho acaba ficando caótico e menos eficiente, mas vários estudos apontam no sentido contrário. Contudo, para aproveitar os benefícios de produzir em um home office, você precisa adotar alguns métodos.

Está trabalhando em um home office? Acompanhe seus projetos com esses modelos gratuitos do Canva e compartilhe com sua equipe para que todos possam entrar em sintonia.

relatório home officerelatório projeto trabalho remoto

Vista-se para o expediente
Foto de trabalho remoto
Foto de Lucas Andrade @ Unsplash

Mesmo que você não tenha nenhuma videoconferência agendada, estar vestido para trabalhar é um importante passo psicológico em direção a um dia de trabalho planejado. Você não precisa usar salto alto ou uma camisa social, mas tomar uma ducha e colocar uma roupa confortável que você usaria para um encontro casual com um amigo já é suficiente. É essencial que você não ceda à tentação de levantar e trabalhar de pijama. A ideia é manter alguma semelhança com sua rotina anterior no escritório.

“Crie rituais e tenha uma maneira disciplinada de gerenciar o dia”, destaca Tsedal Neeley da Harvard Business School. “Programe um horário de início e de término do expediente. Mantenha um ritmo. Tome um banho, vista-se, mesmo que não seja um traje que você usaria no escritório, então comece a concluir as tarefas do dia. Se você está acostumado com um pouco de movimentação, inclua pausas com essa finalidade em sua rotina.”

Trabalhe nos mesmos horários

Sem dúvida, um dos maiores benefícios de trabalhar em um home office é não ter horários rígidos, mas para fins de produtividade, manter o expediente do escritório ou algo similar vai ajudar você a estruturar seu dia e concluir suas atividades. Isso também vale para as pausas que você daria em um dia normal no escritório; não tem problema parar para estender as roupas no varal, por exemplo, mas tente usar a mesma duração para esses intervalos, como se você estivesse tomando um café com um colega. Não abra mão do horário de almoço — ele é um componente importante para sua motivação e produtividade à tarde.

Se você segue um horário ou lista de afazeres no escritório, não precisa acabar com esse hábito só porque está trabalhando em casa. Use os modelos de planejadores do Canva, cole na mesa ou use de fundo em seu computador, e mantenha-se fiel à sua rotina.

Crie um mini escritório

 

Mesa de trabalho
Foto de Andrew Neel @ Unsplash

O que faz do seu escritório realmente um escritório, além da presença de colegas? O fato de que ele foi projetado para favorecer o trabalho. Você precisa recriar esses aspectos em um mini escritório, com uma mesa, acesso à iluminação e uma cadeira confortável, se possível com o auxílio de um teclado e bastante espaço para agendas e outros acessórios que você costuma usar. Você pode pensar em outros fatores depois: talvez um headphone à prova de ruídos ou uma máquina de café expresso. Faça o que estiver ao seu alcance para ter um ambiente favorável para seu trabalho.

Precisa de ajuda para manter o foco? Experimente espalhar alguns modelos do Canva em lugares estratégicos em sua casa para lembrar dos objetivos.

citação motivacionalfrase motivacional

 

Continue fazendo reuniões

Só porque você e seus colegas não estão na mesma sala, não quer dizer que vocês não podem trabalhar em conjunto. Continue fazendo reuniões e sessões de brainstorming. Os dias de sofrer com videoconferências ficaram para trás, já que agora você pode contar com apps como Zoom, Skype e Hangouts. E, assim como você faria no escritório, não se preocupe em falar só sobre trabalho, conforme recomenda Neeley.

“Como você não pode bater papo no bebedouro do escritório e talvez as outras pessoas estejam enfrentando algumas dificuldades no trabalho remoto, dedique os primeiros seis ou sete minutos de uma conferência para verificar como estão seus colegas”, ela aconselha. “Não vá direto para os itens da pauta. Pelo contrário, pergunte a cada um ‘Como vai você?’. Comece com a pessoa mais nova ou com aquela que geralmente fala menos. Você também precisa compartilhar um pouco sobre você para servir de exemplo. Depois, você pode introduzir os principais pontos que deseja discutir e focar no estímulo ao comportamento que você quer ver em seus colegas, fazendo perguntas ou usando sua tecnologia preferida”.

Aproveite os benefícios

Sim, produtividade é importante — mas seu bem-estar e sua saúde mental também são. Aproveite as vantagens de trabalhar em casa. Você será mais feliz, saudável e produtivo. Ligue uma música que ajude você a se concentrar melhor nas atividades, tire um cochilo de 15 minutos na hora do almoço e use o tempo que você gastaria no trânsito para preparar refeições mais saudáveis. Impulsionar sua experiência de trabalho é uma ótima maneira de continuar inspirado a levantar todos os dias e dar o seu melhor.

Separe a vida no trabalho da vida em casa

Assim como vão existir regras em um escritório, você também deve seguir alguns princípios em seu home office. Crie normas para você mesmo e separe tudo o que estiver relacionado ao trabalho para que você possa ter rotinas específicas em casa e na vida profissional. Se você trabalhar de pijama no sofá, vai sentir dificuldade em distinguir seu dia de trabalho das noites de descanso com a família e ficar com uma sensação de cansaço permanente. Quanto mais definida for sua “bolha” de trabalho, maiores são as chances de você conseguir aproveitar ao máximo cada período do seu cotidiano.

Crie regras não-relacionadas ao trabalho também. Saia para tomar um sol e caminhar pelo bairro, nem que seja só pra pegar a correspondência ou comprar uma fruta no mercadinho do bairro. E faça um pacto de conversar com pelo menos um colega de trabalho todos os dias, mesmo se os assuntos não forem importantes. Essas coisas parecem pequenas, mas dão todo sentido à rotina.

Como relaxar depois do trabalho

Relaxar home office
Foto de Alisa Anton @ Unsplash

Com tantos dispositivos e telas, separar a vida do trabalho já é difícil fazendo as duas coisas em ambientes diferentes, imagine exercendo sua profissão em casa. A coisa mais importante é se lembrar de que você deve respeitar o limite do expediente, da mesma forma que você faz quando sai do escritório todos os dias. Não deixe a carga de trabalho invadir sua noite — faça uma promessa a si mesmo para fechar o laptop, silenciar as notificações e parar de trabalhar no horário que você definiu, independentemente da situação de suas tarefas.

Incorpore exercícios e pausas

Não pense que porque não há motivo para sair de casa você não deveria fazer isso. Trabalhar em home office fornece a oportunidade perfeita para você se exercitar e conectar com o mundo lá fora. Não precisa ser por muito tempo. Uma aula de 15 minutos de yoga na sacada ou no jardim, e talvez uma meditação no seu app favorito, já é mais que suficiente. Você vai se sentir muito melhor.

Truques de tecnologia para manter a colaboração no home office

Um esforço para formalizar processos coletivos pode fazer muita diferença na hora de entregar resultados em uma equipe distribuída em várias localidades.

Seja qual for sua sua tecnologia favorita, certifique-se de que seu time saiba usá-la: experimente o Slack para ter uma alternativa ao bate papo de escritório e reservar o e-mail para informações importantes; use o Zoom para realizar conferências em tempo real; aproveite a facilidade do Trello para controlar o andamento dos projetos e responsabilidades de cada membro.

Aqui vão alguns apps que podem ajudar você a criar uma metodologia de trabalho:

Timeful

Se você tem algumas tarefas que bloqueiam sua rotina, este app pode ajudar a manter sua organização dividindo as atividades em blocos de execução. Ele sincroniza com sua agenda e, se houver um conflito de horários, ele automaticamente sugere outro período dentro do prazo para que você entregue aquele projeto.

Noisli

Se você acha o Spotify uma distração muito grande para seu trabalho, pode testar o Noisli, um app que reproduz sons suaves de diversos ambientes, como de um acampamento ou cafeteria, para ajudar você a relaxar e manter o foco.

Post-it

Prefere se organizar com notinhas? O Post-it pode capturar suas sessões de brainstorm e permitir que outras pessoas colaborem com você em um ambiente digital, mas sem abrir mão das anotações físicas.

Flock

Se você ama a natureza colaborativa do seu trabalho e não quer perdê-la, experimente este app — as conversas podem ser mantidas em duplas ou grupos, com compartilhamento de tela e você ainda pode aproveitar outros recursos de colaboração.

Precisa de ajuda para organizar suas tarefas? Use os modelos do Canva e otimize sua rotina de trabalho.

calendário mensalcalendário do mês

Canva    Escrito por Canva

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close