Leis e NormasPAT

Entenda a importância dos EPI’s no ambiente de trabalho

Todas as atividades corporativas que possam apresentar algum tipo de risco para o profissional devem ser executadas com o auxílio de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual, que tem como objetivo assegurar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

 

Nesse sentido, os EPI’s são aplicados com a finalidade de evitar consequências graves decorrentes de um acidente de trabalho, contribuindo não só com a integração física e mental do colaborador, mas também com a imagem da empresa no mercado.

 

Além disso, os equipamentos de proteção individual são extremamente importantes em fábricas e indústrias, uma vez que essas atividades exigem a mão de obra humana. Por isso, os acessórios são fundamentais em processos industriais em geral.

 

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a você, empreendedor ou trabalhador, a importância dos EPI’s no ambiente de trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra com os equipamentos de proteção individual são úteis!

A importância dos EPI’s

Como mencionamos anteriormente, o uso dos EPI’s é fundamental para assegurar a proteção do colaborador, evitando ações ou consequências em razão de acidentes de trabalho, como tarefas do profissional de tubo de cobre.

 

Além disso, a utilização dos equipamentos de proteção individual garante que o colaborador não será exposto a doenças ocupacionais, bem como lesão por esforço repetitivo, dermatose ocupacional e surdez temporária ou definitiva.

 

Diante disso, é importante mencionar que ao negligenciar o uso dos EPI’s, os profissionais podem ter a sua capacidade de trabalho comprometida, além de adquirir problemas de saúde relacionados ao ambiente corporativo.

 

Dessa forma, vale ressaltar que não só o colaborador é afetado com acidentes gerados no ambiente de trabalho, mas também a organização, uma vez que polêmicas e condições escassas de trabalho influenciam na imagem da empresa perante o público e fornecedores.

EPI’s para garantir a proteção

O uso dos EPI’s é importante para garantir a saúde do profissional individualmente, eliminando riscos ou ameaças que possam interferir na integração física e mental do colaborador.

 

Para entender a importância dos EPI’s, a norma técnica NR 6 estabelece que os acessórios sejam distribuídos de forma gratuita ao trabalhador para a execução de suas atividades na empresa, bem como placas de segurança.

 

Dessa forma, é responsabilidade dos supervisores e da empresa assegurar que os profissionais façam o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Os EPI’s devem ser usados durante todo o período de trabalho, seguindo as regras da organização.

Quais são os equipamentos de proteção individual?

Por fim, é importante mencionar os acessórios compostos nos equipamentos de proteção individual. Para isso, listamos a seguir os tipos de EPI’s que são aplicados para garantir a segurança e a saúde do colaborador:

 

  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos e protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas de botinas;
  • Proteção contra quedas:uniforme profissional e cintos de segurança.

 

Gostou do nosso post sobre a importância dos equipamentos de proteção individual? Então, compartilhe com os colegas de trabalho e comente abaixo!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close