PATSegurança Coletiva

4 passos sustentáveis para seguir na sua empresa

A sustentabilidade é uma temática cada vez mais presente na vida da população em geral. Afinal, com os desastres ambientais e as mudanças climáticas, tornou-se fundamental minimizar os impactos nocivos a natureza e preservar a vida das próximas gerações.

 

Nesse sentido, o ambiente corporativo não se limitou a aplicação das práticas sustentáveis. É importante mencionar que além de contribuir com a preservação ambiental, as empresas conquistam diferenciais competitivos e geram uma imagem positiva no mercado.

 

Além disso, vale destacar que a adoção de medidas sustentáveis não exige grandes investimentos ou esforços. Na verdade, é fundamental transformar os hábitos cotidianos e adotar uma postura correta perante o meio ambiente.

 

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, empreendedor, que é possível, sim, aplicar a sustentabilidade no ambiente corporativo. Para te auxiliar nessa tarefa, listamos a seguir um passo a passo simples. Confira!

1. Reduza o consumo de descartáveis

Os materiais descartáveis são os elementos que mais agridem o meio ambiente, pois demoram anos para se decompor. Diante disso, é fundamental reduzir o consumo de pratos, copos, silestone e talheres que tenham como base o plástico.

 

Além de reduzir as toxinas e resíduos que vão parar na natureza, diminuir o consumo de descartáveis gera economia para a empresa. Em geral, uma companhia com 200 colaboradores use 60 mil copos por ano. Dinheiro que pode ser investido em crescimento.

 

Sendo assim, incentive o uso de canecas e materiais biodegradáveis. Você pode, por exemplo, investir na distribuição desses itens.

2. Evite o desperdício de água

De acordo com especialistas, é possível que a água seja um recurso escasso nas próximas décadas. Para evitar que isso aconteça, é importante avaliar os nossos hábitos de consumo e mudar a forma que tratamos esse recurso.

 

O primeiro passo é avaliar se existem pequenos vazamentos nas dependências da empresa. Depois disso, conscientize os colaboradores sobre o uso da água, como: escovar os dentes com a torneira fechada, diminuir o tempo no banho, evitar o uso de sacola tnt, entre outras medidas.

3. Substitua as lâmpadas incandescentes por LED

Não é novidade que as lâmpadas fluorescentes já levam vantagem sobre as incandescentes. Para se ter ideia, elas contam com uma vida útil 10 vezes maior que as incandescentes, são mais econômicas e diminuem a emissão de gás carbônico.

 

Contudo, se você busca economia, a melhor opção são as lâmpadas de LED. Inicialmente, elas são mais caras. Mas, duram 50 vezes mais que as incandescentes e proporcionam até 80% de economia na sua conta de luz.

4. Procure fornecedores que se preocupem com a natureza

Por fim, já que você adotou medidas sustentáveis, que tal buscar por fornecedores que buscam minimizar os impactos ambientais? Afinal, já existem normas e certificações para as empresas que adotam essa responsabilidade.

 

Inclusive, vale mencionar que as medidas sustentáveis devem ser aplicadas em qualquer segmento, principalmente nas áreas industriais, como empresas de seringa de insulina.

 

As medidas sustentáveis são fundamentais nas empresas para que tenhamos um ambiente mais limpo. Além disso, elas contribuem com a preservação das próximas gerações e auxiliam no aumento da qualidade de vida.

 

Gostou do nosso post sobre como aplicar medidas sustentáveis nas empresas? Então, compartilhe com o amigo empreendedor e comente aqui embaixo!

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close