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Dafo Vehicle introduzindo o Li-IonFire™ aumentando a segurança das operações de veículos elétricos e híbridos

As consequências ligadas aos riscos das baterias li-íons, em caso de mau funcionamento, podem ser graves, por exemplo, podem resultar em emissões de gases tóxicos ou explosão. Em colaboração com o coordenador, Dafo Vehicle Fire Protection, uma iniciativa da UE construiu um sistema de proteção contra incêndios que aborda e mitiga esses riscos de forma eficaz e segura.
Os sistemas de supressão de fogo para veículos estão no mercado há décadas, e são amplamente utilizados e regulados em uma ampla variedade de indústrias.
No entanto, esses sistemas são testados para serem eficazes em veículos com motores a combustão, e todos os padrões de teste são projetados com isso em mente.
O crescimento da indústria de veículos elétricos e híbridos acelerou a demanda por novas tecnologias de supressão de
fogo.
“Com a rápida introdução de veículos elétricos e híbridos no transporte público, há novos desafios porque eles apresentam cenários de risco totalmente diferentes”, diz Anders Gulliksson, da Dafo Vehicle, coordenador do projeto Li-IonFire (Automated e-vehicle Lithium Ion Battery Early Warning and Fire Suppression System) financiado pela UE.
“Quando as baterias li-íons comumente usadas falham através de curto-circuito, sobrecarga, altas temperaturas, danos mecânicos e superaquecimento, isso pode causar fuga térmica e a liberação de um eletrólito inflamável, o que torna a extinção do fogo muito difícil. Além do cenário dramático de fogo com o rápido aumento do calor, há muitos gases potencialmente tóxicos sendo emitidos”.

Uma solução abrangente para mitigação de incêndios Os parceiros do projeto, incluindo o Dafo Vehicle Fire Protection e o RISE Research Institutes of Sweden, exploraram diferentes técnicas para detectar possíveis falhas de bateria, o mais cedo possível, e tomar medidas imediatas para parar, ou retardar, uma situação potencialmente perigosa.

Os parceiros estudaram os diversos riscos de incêndio relacionados aos espaços das baterias, incluindo riscos específicos ao carregar, e procedimentos para o manuseio de veículos elétricos e baterias após um acidente. Eles também investigaram até que ponto sistemas fixos e integrados de supressão de incêndio, que são amplamente utilizados para proteger compartimentos de motores em veículos pesados, podem ser aplicados a veículos movidos a baterias li-íons, e como eles devem ser projetados.
Através de testes extensivos, a equipe do Li-IonFire entendeu melhor como uma quebra ocorre dentro da bateria e como ela pode ser detectada. “Se um sistema for ativado neste estágio inicial, a bateria pode ser ‘trazida de volta’ para um estado seguro, sem que o fogo se desenvolva ainda mais”, explica Gulliksson.
“Os testes também mostraram que, mesmo com uma implantação tardia do sistema de supressão de incêndio, há a possibilidade de atrasar a bateria atingindo um estado crítico, o que significa que a chance de evacuação segura é muito
alta.”
Com a detecção adequada e a ativação do sistema, o cenário perigoso pode ser revertido e potencialmente até mesmo interrompido completamente.

Solução integrada para detecção precoce de incêndios, resfriamento do sistema e supressão de fogo A equipe do projeto validou e demonstrou com sucesso um sistema de proteção contra incêndio altamente inovador para veículos elétricos elétricos e híbridos.
O novo sistema fornece um sistema de alerta de incêndio antecipado e resfriamento de manchas para evitar a fuga térmica enquanto localiza e suprimiu o fogo.
O sistema foi oficialmente revelado em 2019, e tem gerado enorme interesse tanto dos usuários finais quanto dos fabricantes de veículos.

“A Li-IonFire oferece ao mercado um produto que não existia até agora: um sistema que pode oferecer proteção real contra incêndios de baterias, usando um novo agente de supressão, Forrex EV™, que é especificamente desenvolvido para essas aplicações”, conclui Gulliksson.

“O Li-IonFire aumentará significativamente a segurança dos operadores e a proteção de ativos valiosos.”

Para mais informações entre em contato com James Mountain enviando um e-mail para jamesm@fireshieldsystemsltd.co.uk ou ligando para 07779 637 896. Alternativamente, você pode visitar www.dafo.co.uk ou www.fireshieldsystemsltd.co.uk.

A Dafo foi fundada em 1919 e foi uma das primeiras empresas do mundo que começou a desenvolver soluções integradas de combate a incêndios para veículos com motores a combustão em 1976. O objetivo geral da Dafo Vehicle sempre foi trabalhar com melhorias contínuas, pesquisas e desenvolvimentos para tornar os sistemas mais confiáveis, sustentáveis e inovadores. Ao longo dos anos, o Dafo Vehicle obteve vasta experiência e conhecimento de instalações de usuários finais que têm sido usadas como base para eliminar alarmes falsos e lançamentos falsos. Como resultado do desenvolvimento, o Dafo Vehicle pode apresentar hoje orgulhosamente soluções confiáveis de última geração sem recipientes de agentes vulneráveis e pressurizados.
Dafo Vehicle foi escolhido como vencedor da Marca de Inovação na Busworld Europe 2019.
O Selo de Inovação do Busworld Awards premiou produtos e serviços INOVADORES. O selo Inovação foi recompensado pelo projeto de pesquisa Li-IonFire da Dafo Vehicle™ que é um dos projetos de pesquisa mais avançados financiados pelo Programa-Quadro da UE para Pesquisa e Inovação – H2020 – sob o Regime de Financiamento de PME.

 

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