Emily SobralPAT

Não se pode deixar a manutenção de máquinas em segurando plano

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Qual é a relação entre o setor de manutenção das empresas e o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmt)? Ora, obviamente, toda manutenção executada de forma segura e regular é essencial para manter a segurança de máquinas e equipamentos em ordem, reduzindo os riscos aos trabalhadores. Não realizar a manutenção gera situações de perigo e risco que podem resultar em acidentes ou problemas de saúde aos empregados. Portanto, fazer as manutenções periódicas das máquinas garante o zelo e segurança das pessoas.

A gestão de segurança do trabalho inclui um conjunto de medidas, como melhorar a organização das tarefas, reduzir a insalubridade do ambiente, não deixar faltar equipamentos de proteção individual e coletiva.

Porém, quando o assunto são equipamentos, há muita negligência, o que causa acidentes frequentes. Logo, as revisões periódicas e de manutenção preditiva de máquinas, com partes móveis e fixas, são ações necessárias de controle que garantem o bom funcionamento e a confiabilidade, reduzindo estes riscos. O profissional de segurança precisa priorizar a manutenção para que as atividades que requerem o uso de equipamentos sejam feitas com o máximo de precisão e segurança.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close