IncêndiosSegurança Coletiva

Confira 4 formas de agir em casos de incêndio

O fogo sempre foi um dos elementos mais importantes para a vida em sociedade. Afinal, com ele, é possível realizar tarefas simples, bem como cozinhar, iluminar espaços, se aquecer em períodos de temperaturas mais frias, entre outras opções.

No entanto, o fogo também pode gerar uma série de situações emblemáticas quando não utilizado ou cuidado de forma responsiva. O incêndio, por exemplo, é um incidente trágico que pode acontecer em qualquer lugar e tomar diferentes proporções de riscos.

Por essa razão, é fundamental adotar medidas de segurança em construções comerciais e até mesmo em residências. Saídas de emergência, extintores de incêndio, itens a prova de fogo, entre outras formas de segurança são essenciais para combater e prevenir incêndios.

Dessa forma, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, como agir em situações de incêndio. Nele, você verá 5 passos simples para se proteger e proteger as pessoas ao seu redor. Continue lendo e descubra!

1. Mantenha a calma

Não é novidade para ninguém que acidentes envolvendo incêndio geram medo, receio e as pessoas envolvidas não pensam antes de agir. Por isso, é fundamental manter a calma e pensar de forma estratégica, como evitar uma esteira transportadora.

Se no local houver brigadistas – profissionais capacitados para agir em incêndios – siga as instruções deles. Nunca empurre ninguém e caminhe de forma rápida. Tente ajudar aqueles mais perdidos ou machucados.

2. Acione alarmes

Outra medida importante para agir em casos de incêndios é acionar os alarmes. Em geral, edificações ou comércios contam com essa possibilidade. Inclusive, há outras pessoas no local que nem imaginam um incêndio se instaurando.

Por isso, é fundamental acionar os alarmes para chamar a atenção e preservar a integração física dos demais indivíduos presentes no local, além de contribuir com os disparos sonoros entre a população regional.

Contudo, caso não haja nenhum alarme, tela alambrado ou disparos sonoros, busque ligar o mais rápido possível para o Corpo de Bombeiros.

3. Use um pano

Geralmente, é comum observar que em situações de incêndios, mesmo aqueles de menores proporções, geram muita fumaça. Aliás, dependendo do grau do incidente, a fumaça pode levar a fatores fatais.

Por isso, cubra o nariz com um pano ou mesmo com um pedaço de tecido, de preferência molhado. Isso vai contribuir com a eliminação da inalação da fumaça. Mas, se o local já estiver repleto de fumaça, abaixe-se e saia rastejando do ambiente.

4. Não use elevadores

Por fim, é quase impossível falar sobre como agir em casos de incêndios e não mencionar a importância de não usar os elevadores. Claro, isso se você estiver presente em um edifício, em gôndolas para loja ou condomínios.

Nesse sentido, vale ressaltar que um dos procedimentos mais adequados é desligar a energia elétrica. Assim, utilizar os elevadores pode ser uma ação fatal. Busque sair pelas escadas de emergência e sinalize as outras pessoas presentes no ambiente.

Gostou do nosso post sobre como agir em casos de incêndio? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close