IncêndiosMercado e Tecnologia

5 formas de prevenir incêndios em empresas

Muito se tem falado sobre a importância de garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. Afinal, trata-se de uma medida que não visa apenas a integridade física e mental dos colaboradores, mas também o bom posicionamento da marca no mercado.

Nesse sentido, os incêndios são um dos acidentes mais comuns no ambiente de trabalho e, por isso, pode – e deve – ser evitado. Isso porque ele pode causar uma série de danos á saúde das vítimas, além de paralisar atividades e destruir os bens materiais.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que adotar medidas de segurança deve estar no topo das prioridades de qualquer empresa. Com isso, ações preventivas podem não só salvar vidas, mas também construir a responsabilidade social exigida pelo mercado.

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, gestor, como prevenir incêndios no seu negócio. Neste conteúdo, você verá 5 formas simples de eliminar os índices de incidentes em edificações. Continue lendo e confira!

1. Cuide da manutenção do seu negócio

O primeiro cuidado essencial para prevenir incêndios é cuidar da manutenção do seu negócio. Para isso, sempre mantenha atualizada às medidas de segurança voltadas a rede elétrica, extintores e sistema de combate a incêndio.

Além disso, jamais faça ‘’gatos’’ ou ‘’gambiarras’’ que podem aumentar as chances de incêndios ou mesmo prejudicar a funcionalidade do seu negócio. O ideal é manter tudo muito bem estruturado e avaliado.

2. Treine os colaboradores

Embora pareça que não, treinar os colaboradores é sim uma medida de prevenção a incêndios. Inclusive, é fundamental que a equipe tenha conhecimento e saiba manusear os equipamentos utilizados no dia a dia.

Dessa forma, oferecer um curso de brigada de incêndio e treinamentos de ações preventivas e de combate. Uma vez que a empresa promove colaboradores cientes e preparados, eles automaticamente saberão como agir diante das mais diversas situações.

3. Não impeça o acesso ao corredores e escadas de emergência

Que um incêndio é capaz de gerar pânico não é uma novidade, certo? No entanto, em uma situação como essa, é fundamental manter o ambiente organizado e tentar sair do local de forma civilizada.

Nesse sentido, evite ao máximo aglomerações e sempre deixe livre o acesso aos corredores e escadas de emergência. Para isso, verifique periodicamente se há materiais desnecessários nesses locais, como molde de injeção de plástico.

4. Mantenha o ambiente limpo e organizado

Outro ponto muito importante para prevenir incêndios em uma empresa é manter o ambiente limpo e organizado. Com isso, você evita tumultos e possui mais controle no combate a incêndios.

5. Recarregue os extintores vencidos

Por último, e não menos importante, é fundamental certificar-se sobre a validade de todos os equipamentos de prevenção a incêndios, principalmente quando falamos dos extintores. Afinal, todos eles possuem uma validade, como cilindro hidráulico.

Portanto, faça uma análise periódica e avalie os extintores que estão prestes a vencer. Isso porque eles podem não funcionar em casos de emergência. Procure sempre deixar a manutenção em dia e recarregar os que tiverem vencido.

 

Gostou do nosso post sobre como prevenir incêndios em empresas? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close