NOTÍCIAS CORPORATIVASSegurança patrimonial e eletrônica

Projeto de lei pode ser de grande benefício para uso de energia solar na zona rural

Modelo fotovoltaico de energia solar também é defendido por especialistas e governo federal

A energia solar que tem deixado mais barato as contas de luz de empresas, residências, industrias também pode ser muito útil aos produtores rurais. No modo convencional, as propriedades precisam ter uma ligação direta com a distribuidora da região. Já com a energia solar rural, os próprios agricultores produzem sua energia elétrica, o que traz independência e autonomia para esses profissionais. A geração de energia solar representa uma grande economia na fatura de luz, visto que o meio rural tem como característica um alto consumo energético.

O modelo fotovoltaico de energia solar também é defendido por especialistas e governo federal. Diferentes correntes políticas defendem o projeto de lei (PLS 384/2016) do ex-senador Agripino Maia, que prevê a instalação de parques eólicos e solares para a produção de energia elétrica em assentamentos da reforma agrária.

Em entrevista publicada no site da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Juraci Moreira Souto, classificou o projeto como “uma grande oportunidade” para conter o êxodo rural.

Para Rodrigo Sauaia, representante da Absolar, a energia renovável está mais barata e pode beneficiar propriedades rurais.

“É mais barato para o produtor rural gerar energia com fonte solar ou eólica do que instalar um gerador a diesel na propriedade. A zona rural representa 5 em quantidade de projetos e mais de 9 em investimentos em potência instalada. É uma fração importante e crescente. Sistemas fotovoltaicos são usados para irrigação, bombeamento de água, piscicultura, resfriamento de processos produtivos, iluminação, cercas elétricas… São inúmeros benefícios dessa tecnologia no campo”, afirmou.

O projeto de lei, segundo o site do senado federal encontra-se desde março deste ano pronto para ser votado.

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127240

Solarprime, especialista em projetos rurais

A Solarprime, além de ser a maior rede de franquias, também é especialista em energia solar na zona rural, com unidades e projetos instalados em todas as regiões do Brasil. Um dos cases de sucesso é do cliente Afonso Ferrão na cidade de Sete Lagoas (MG), que economiza aproximadamente R$ 18,5 mil por ano.

Outro projeto rural de sucesso da Solarprime está no estado da Bahia na cidade de Lauro de Freitas, da cliente Amélia Rodrigues, com 67 painéis instalados gerando uma economia anual de aproximadamente R$ 28 mil.

Mais cases de sucesso de energia solar rural, também de instalações comerciais e residenciais, é possível conferir no canal oficial da Solarprime no YouTube, no link abaixo.

https://www.youtube.com/channel/UC4r46PAUjogYZ317A1NcfAA

Website: https://solarprime.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close