NOTÍCIAS CORPORATIVASSegurança patrimonial e eletrônica

Automação residencial garante otimização de tempo e eficiência nas ações

Hoje qualquer dispositivo elétrico pode ser integrado a uma rede e executar ações nos programas desejados

Com a tecnologia de automação é possível criar, programar e agendar ações que não só facilitam o dia a dia, como também promovem economia e qualidade de vida a longo prazo, tudo isso utilizando apenas smartphone, tablet e internet. Hoje, qualquer dispositivo elétrico pode ser integrado a uma rede e executar ações nos programas desejados. Na cidade, um grupo de lojistas fundou o Soul Brasília, programa de relacionamento do segmento de arquitetura, construção civil e decoração, que possui quatro lojas que atuam diretamente com o aspecto da automação, tanto residencial quanto corporativa.

Entre elas está a Automatize, empresa que realiza há mais de 10 anos automação residencial e corporativa e cuida de aspectos como energia e automação, onde estão contemplados a iluminação, ar-condicionado, home theater, biometria, gestão de consumo de energia elétrica, entre outros serviços. Segundo Daniel Ramos, sócio da unidade de Brasília, esses sistemas inteligentes, por exemplo, podem facilitar o controle e acesso das pessoas que frequentam ou moram na residência, o que traz altos índices de segurança. “O cliente pode optar por uma porta com fechadura à chave ou instalar leitores biométricos e conectá-los às câmeras de segurança. Assim, ele confere quem entrou e saiu de sua casa durante o dia. Caso esse acesso seja negado, o proprietário recebe uma notificação, inclusive com fotos desse possível “estranho” não reconhecido pelo leitor”.

As cortinas e persianas também figuram entre os produtos mais procurados por quem tem interesse na automação. Outro parceiro do grupo, a tradicional Paper House trabalha com portfólio de produtos renomados e certificados. Márcio Cunha, diretor comercial da loja, explica que toda cortina, persiana e toldo podem ser motorizados e se integrar à automação e que atualmente a maioria dos projetos residenciais optam pela ideia. “Uma das vantagens da motorização é que hoje utilizando assistentes virtuais por comando de voz, por exemplo, não há mais a necessidade de contato manual. Com a manutenção em dia, o morador pode ter uma vida coberta de comodidade”.

Para Vânia Zuhause, proprietária da ZH Concept, automatizar está cada dia mais comum e o que era inviável há alguns anos atrás agora é acessível a uma grande parcela da classe média brasileira. A sua empresa, também integrante do Soul Brasília, consegue automatizar cortinas, persianas e toldos. “Usamos o sistema Somfy, que é muito confiável e oferece comodidade aos nossos clientes”, explica.⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro objeto de desejo nessa área de automação é a possibilidade de se automatizar a iluminação, o áudio e o vídeo. Em consequência, é possível criar um “clima” mais aconchegante, alegre e intimista, por exemplo. Com essa tecnologia destacam-se e valorizam-se objetos de arte, decoração, móveis e até jardins. Complementam as vantagens desse processo, a segurança e economia de energia da residência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fruto de estudos e pesquisas, o Studio Pro + é um projeto dos empresários Maura Garzon e César Augusto Córdova, profissionais focados na automação da iluminação, áudio e vídeo. No estúdio, os clientes podem adaptar todo o projeto de forma customizada e técnica. Córdova afirma que na automação os ambientes podem ser distintos, pois o cliente pode escolher uma música e volume para cada espaço, por exemplo. “Na integração com o sistema de som pode-se dar o comando de ligar a TV ou projetor junto com os demais equipamentos que queira assistir no momento, com um comando de voz, celular, tablet ou até mesmo em uma tecla de um interruptor na parede”. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para Maura Garzon, sócia do Studio Pro +, automatizar a iluminação da casa está além do bem-estar, pois protege também o meio ambiente com economia de energia elétrica. “A automação na iluminação tem o poder de criar vários cenários com a facilidade de um toque ou até mesmo comandos de voz. Isso influencia na economia de luz, com comandos de master off para desligar todo os sistemas da casa, por exemplo. Outro ponto importante é ter todo o acesso remoto da iluminação, em tempo real, podendo ligar ou desligar de qualquer local ou até mesmo saber se foi esquecida alguma luz acesa por algum usuário da casa”.

Sobre o Soul Brasília

As empresas Automatize, Paper House, Studio Pro + e Zh Concept fazem parte do programa de relacionamento Soul Brasília. O grupo reúne os principais negócios da capital com ações voltadas ao mercado corporativo e direcionadas para o segmento de arquitetura e design de interiores. Além das empresas citadas acima, o grupo é composto pelas lojas Campeão da Construção, Casa Albuquerque, Casa de Vidro, Cerrado Chic, Mainline, MB Ambientes, Modernizza, Pepe Tintas, SIA Glass, Urban Arts, Veggas Design Solutions e Villela Mármores. Para conhecer a proposta, os profissionais interessados devem se cadastrar no site do programa. A partir da aprovação do seu cadastro, o associado passa a integrar a plataforma exclusiva. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Serviço

Soul Brasília
www.soulbrasilia.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close