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4 razões para ter um ambiente de trabalho organizado

Muito se tem falado sobre a importância de manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. Afinal, imagine só chegar na empresa e se deparar com uma pilha de papéis em cima da mesa ou com migalhas de alimentos por todo o espaço?

Antes de mais nada, é importante mencionar que certamente a desorganização e a falta de limpeza vão afetar a sua produtividade e, por consequência, a execução de suas atividades e entrega de prazos. Mas calma! É possível solucionar esse problema.

O primeiro passo é organizar a sua mesa de trabalho no final do expediente. Depois, contar com a colaboração dos demais funcionários para manter o ambiente limpo e organizado, a fim de gerar um espaço agradável para conviver e circular.

Mas, além dos fatores que envolvem a produtividade e a motivação, há uma série de razões para manter o ambiente de trabalho organizado. Separamos 4 benefícios de ter um espaço limpo visualmente. Continue lendo e confira!

1. Bem-estar e conforto

É fato que chegar no trabalho e se deparar com um ambiente desorganizado e sujo não gera motivação alguma, não é mesmo? Imagine só revirar uma pilha de papel para encontrar um único documento de deck de madeira? Desmotivante, certo?

Bom, já sabemos que iniciar a rotina de trabalho dessa maneira não é bacana. Mas se você encontra um ambiente organizado a sensação é outra: o trabalho se torna mais agradável e a produtividade aumenta – e muito!

2. Melhora as relações interpessoais

Não é uma novidade que os seres humanos são afetados por questões internas e externas, não é? Fato este que já é diferente com as máquinas. Ou seja, os fatores que nos rodeiam afetam a nossa produtividade, desempenho e relações interpessoais.

Em outras palavras, se estivermos com raiva ou chateados com alguma coisa,  bem como a falta de organização no ambiente de trabalho, dificilmente conseguimos tratar o outro da maneira mais adequada. Ainda que ele não tenha relação com o problema.

Em contrapartida, saber que o ambiente de trabalho encontra-se organizado e preservado pelos demais, estimula o contato e a comunicação entre os colaboradores, e o melhor: de forma positiva e contínua, como compressor de parafuso.

3. Conservação dos equipamentos e materiais

É comum observar que a utilização incorreta de equipamentos e materiais não é a única razão para que eles apresentem problemas a curto, médio e longo prazo. O acúmulo de poeira e outros elementos também pode afetar a vida útil dos sistemas.

Portanto, a organização também é fundamental para manter o bom funcionamento dos itens e preservá-los por um longo período na empresa. Isso vale para qualquer material, como manutenção de chiller.

4. Boa impressão

Por último, e não menos importante, seus clientes podem frequentar a empresa para fazer reuniões ou mesmo para buscar um serviço. E se, nessa situação, eles encontrarem o ambiente desorganizado?

O resultado é um só: certamente eles terão uma perspectiva negativa sobre o negócio, o que pode prejudicar a imagem da sua marca. Afinal, a falta de organização também está associada aos hábitos e comportamentos das pessoas.

 

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