Mercado e tecnologiaSegurança patrimonial e eletrônica

Como a IoT mudará as seguradoras e a segurança doméstica

O mundo moderno acompanhou em ritmo acelerado as grandes revoluções tecnológicas: Partimos do rádio para a televisão, para as calculadoras portáteis, computadores pessoais, à internet e smartphones. Enquanto aproveitamos a tecnologia de hoje, a mais nova revolução tecnológica começa a tomar forma e mudar indústrias e vidas, a internet das coisas.

A internet das coisas, em inglês IoT (Internet of Things) não é um conceito novo, mas somente agora está sendo implementado com todo o seu potencial e com a tecnologia para amparar suas ideias revolucionárias. E com ela, diversos mercados irão mudar drasticamente. O mercado de seguros, em especial, poderá obter novos benefícios para o segurado e seguradora, de forma inteligente. E uma gama ainda maior de possibilidades para prevenir acidentes domésticos aparecerá.

Embora esse artigo trate de tecnologias que trazem inúmeros benefícios às pessoas, a ideia de possuir uma casa completamente conectada à internet também pode nos expor à falhas de segurança, vazamento de dados pessoais e outros acidentes digitais. Não é necessário ter medo ou evitar esses dispositivos inteligentes, mas é importante se familiarizar com o que é VPN, e outras tecnologias de segurança digital, antes de investir em um ecossistema de IoT.

Internet Das Coisas Iot Rede Tecnologia Internet (foto: pixabay)

Como funciona a IoT

 

A grande revolução da internet foi a possibilidade de comunicação entre os computadores do mundo inteiro, permitindo a troca de informações, processamento em servidores poderosos, interação em tempo real.

 

A internet das coisas promete a mesma tecnologia, mas para os nossos eletrônicos domésticos, por exemplo, uma fechadura inteligente pode se comunicar com seu smartphone e abrir a porta quando você chegar do trabalho, uma tomada inteligente recebe a informação e ativa o ar condicionado, sua televisão ativa seu programa favorito, e sua balança digital registra as calorias queimadas durante o dia e o peso atual.

 

Esse pequeno exemplo demonstra o poder da internet das coisas de integrar diversos aparelhos distintos para criar um fluxo de trabalho mais eficiente e conectado em seu cotidiano. Mas além da comodidade, existem outras vantagens para o uso desse tipo de tecnologia.

 

IoT para a segurança doméstica

 

Os dispositivos inteligentes e interconectados podem mudar completamente os riscos de acidentes domésticos. Uma câmera inteligente pode ser ativada sempre que atividade suspeita for detectada, um sensor contra incêndios pode emitir um comando para desligar tomadas que não estão em uso caso a rede elétrica esteja sobrecarregada, um óculos de realidade aumentada pode mostrar à um trabalhador em tempo real como ajustar sua postura.

 

Esse tipo de funcionalidade também é beneficiada pela coleta agregada de dados: Os dispositivos podem analisar seu padrão de comportamento para encontrar riscos para a saúde, e uma empresa de seguros pode se basear nos dados de uma região inteira de usuários para ajustar preços com base na frequência real de acidentes.

 

Atualmente, relógios inteligentes disponíveis no mercado como o Apple Watch são capazes de medir a saúde do coração, detectar quedas, e emitir alertas de emergência para a família. Tudo de forma automática e integrada.

 

Aparelhos inteligentes reduzem riscos e gastos

 

Outra vantagem da inteligência dos dispositivos conectados é a capacidade de tomar decisões de forma eficiente. Assim, um carro elétrico pode carregar sua bateria somente nos horários importantes para que o usuário tenha carga para seu trabalho diário, evitando gastos desnecessários de energia.

 

Na verdade, a rede elétrica de carros inteligentes conectados à tomada poderia ser usada em conjunto com uma central elétrica para agir como uma gigante bateria, facilitando a adoção de tecnologias de energia verde como geração eólica que requerem uma dispersão e armazenamento da carga ao longo do dia.

 

No trânsito, a comunicação entre os veículos inteligentes pode evitar acidentes com mais eficiência que um motorista humano, e já existem carros aprovados a circular sem direção humana.

 

Tudo isso nos mostra que a revolução da IoT chegará às nossas vidas mais rápido do que imaginamos, trazendo uma série de mudanças e vantagens que podem potencializar a vida humana com mais segurança e conforto. E dentro do ambiente doméstico, confira como manter a segurança do trabalho no home office

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close