Leis e NormasMercado e TecnologiaPAT

4 dicas para prevenir acidentes no ambiente de trabalho

Muito se tem falado sobre a importância da segurança do trabalho. Afinal, trata-se de uma medida essencial para evitar acidentes, manter a integração física e mental do trabalhador e garantir um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que além de garantir a saúde e bem-estar do colaborador, as medidas voltadas à segurança do trabalho visam gerar um ambiente motivador, integrado e colaborativo, a partir da valorização e a preocupação com a equipe.

No entanto, esse é um grande desafio para o líderes, visto que criar um ambiente livre de riscos, seguro e que promova a qualidade de vida não é uma atividade simples. Mas, caso contrário, este é o cenário ideal para que os acidentes ocorram.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 formas simples de evitar acidentes no ambiente de trabalho e, por consequência, motivar e engajar os colaboradores na missão, visão e objetos do negócio. Continue lendo e confira!

1. Fale sobre a importância dos EPIs

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são acessórios fundamentais para a execução de atividades que possam exprimir algum risco a saúde do colaborador, como resina epóxi.

Por isso, é fundamental falar sobre a importância dos itens e utilizá-los para evitar doenças ocupacionais e acidentes que, muitas das vezes, acontecem pela falta de utilização dos EPIs.

Além do mais, é importante destacar que os EPIs protegem e garantem a funcionalidade da linha de produção, eliminando os riscos de ter paralisação nas atividades. Contudo, lembre-se que cada função exige um equipamento específico.

2. Evite a pressa

Mais uma situação que pode levar a acidentes de trabalho: a pressa. Você se lembra daquele ditado que diz ‘’A pressa é inimiga da perfeição’’?  Bem, esta afirmação é muito eficaz para as atividades da empresa.

Quando se trata de acidentes de trabalho, muitos casos são causados ​​pela falta de atenção dos profissionais ao realizar tarefas sob pressão, ao invés de pensar ou refletir estrategicamente sobre seu trabalho. Isso em qualquer atividade, como ensaios não destrutivos.

Portanto, ao realizar as atividades evite pressa, pois além de se colocar em risco, você também realizará operações de baixa qualidade, como seguir as normas de segurança ou os critérios de produção dos produtos.

3. Promova a comunicação interna

Você deve saber que a comunicação interna é uma ferramenta extremamente necessária  no local de trabalho, certo? Afinal, os colaboradores precisam se comunicar da melhor forma para adequar as informações, integrar áreas e tomar decisões assertivas.

Para isso, permita que a equipe expresse opiniões, dê feedback e forneça espaço para que os funcionários apresentem suas insatisfações. Desta forma, é possível que todos executem as tarefas de forma produtiva, e o melhor: alertas para riscos e falhas.

4. Capacite os colaboradores

Por fim, e não menos importante, de nada adianta falar sobre a importância da segurança do trabalho e não mencionar a capacitação dos colaboradores. Afinal, só assim é possível motivar a equipe e crescer de forma sustentável, como envelope awb.

Portanto, ofereça treinamentos, cursos e workshops, a fim de instruí-los sobre suas atividades. Lembre-se também de acompanhar o desempenho da equipe, verifique se todos sabem manusear as ferramentas de forma correta e promova a atualização constante.

 

Gostou do nosso post sobre como evitar acidentes no ambiente de trabalho? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close