IncêndiosLeis e Normas

Segurança do trabalho: 4 maneiras de prevenir incêndios

Independentemente do porte ou segmento, a prevenção de incêndios deve ser uma medida diária no ambiente corporativo. Afinal, além de  gerar riscos à integração física da equipe, os incêndios também podem causar uma série de prejuízos financeiros e de imagem.

Por isso, pensar estrategicamente e criar medidas que garantem não só a integração dos funcionários, mas também de clientes, fornecedores e distribuidores, é essencial para crescer de forma sustentável e conquistar a confiança do público-alvo do seu negócio.

Nesse sentido, as tarefas diárias devem e ser realizadas da melhor maneira possível e, claro, sem empecilhos. Além disso, ao adotar medidas de proteção contra incêndios, o colaborador se sentirá mais preparado para lidar com as mais diversas situações.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 maneiras efetivas para prevenir incêndios no ambiente de trabalho. Neste conteúdo, você verá a importância da segurança do trabalho e das medidas que visam a valorização do colaborador. Continue lendo e confira!

1. Sinalizar quando ocorrer um incêndio

Saber exatamente como agir durante um incêndio pode salvar muitas vidas. Inclusive, isso pode não só contribuir com a integração física dos demais, mas também fazer com que a situação não se agrave.

Portanto, é vital que você, como empresário, aposte em uma série de sinalizações fáceis de serem compreendidas e, posteriormente, as distribua por todos os espaços necessários da  empresa.

Isso permitirá que todos os funcionários saibam o que precisa ser feito. Além disso, com o conhecimento dessas ações, é possível manter a segurança e o bem-estar geral e promover um ambiente consistente e seguro.

2. Não restrinja as rotas de acesso

Mais um aspecto importante na prevenção de incêndios: as escadas no ambiente de trabalho. Com isso, evite bloquear corredores, manutenção de chiller, passagens de emergência e, claro, as escadas.

Caso haja algum foco de incêndio ou qualquer outro tipo de acidente e, consequentemente, se esses locais estiverem vazios, as agências de resgate podem chegar mais rápido. Afinal, as escadas de emergência tem exatamente esse propósito.

3. Evite usar cigarros perto de itens inflamáveis

Embora pareça óbvio, essa combinação que costuma não dar muito certo. O uso de cigarros deve ser evitado ou eliminado, pois representa um risco não só para os funcionários envolvidos, mas também para todos ao redor da empresa.

Portanto, é necessário conscientizar os colaboradores, educar, desenvolver normas técnicas, promover treinamentos e conscientizá-los todos sobre essas situações.

Com isso, é possível ter um ambiente de trabalho muito mais seguro e agradável, como deck de madeira.

4. Veja a rede elétrica

Por fim, e não menos importante, tenha muito cuidado com a sua rede elétrica. A manutenção dela evita curtos circuitos e danificações nas instalações, principais causadores de incêndios.

Além disso, lembre-se de conscientizar a equipe sobre o uso de vários dispositivos conectados à mesma tomada, pois uma sobrecarga elétrica em grande escala pode criar um curto-circuito na rede e causar um incêndio, como lona de caminhão.

 

Gostou do nosso post sobre 4 maneiras para prevenir incêndios no ambiente de trabalho? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close