NOTÍCIAS CORPORATIVASPAT

A importância da iluminação para home office durante a pandemia

O ambiente precisa ser pensado e planejado para atender todas necessidades atuais de quem irá trabalhar em home office.

A iluminação deficiente tem um efeito negativo no bem-estar humano […]

Por conta da pandemia da Covid-19, muitas empresas e comércio tiveram que fechar as portas. A solução encontrada para não parar completamente e ao mesmo tempo garantir a saúde dos colaboradores foi o trabalho remoto, mais conhecido como home office.

O termo “home office” é um termo em inglês que se traduz como “escritório em casa”, que na prática, nada mais é do que um profissional que possui estrutura para desempenhar suas tarefas profissionais em sua residência, como se estivesse na própria empresa.

Portanto, é quase obrigatório deixar um espaço confortável e organizado durante este tempo de trabalho. Este ambiente precisa ser pensado e planejado para atender todas necessidades atuais de quem irá trabalhar em home office.

E um dos aspectos mais importantes a ser planejado é a iluminação. Especialistas do IFGW (Instituto de Física Gleb Wataghin) da UNICAMP alegam que “a iluminação deficiente tem um efeito negativo no bem-estar humano, além de conduzir a uma execução ineficiente ou perigosa das tarefas de trabalho no cotidiano”.

Importância da Iluminação em Home Office

Para muitas pessoas, se adaptar ao trabalho é um pouco complicado, visto que são necessários alguns detalhes para deixar esse ambiente adequado e funcional para as atividades profissionais que serão realizadas no dia a dia. Até mesmo o cérebro humano precisa de um tempo para se adequar a mudança de ambientes.

Um dos detalhes importantes, se não o mais importante, é a iluminação. Como mencionado, sem a iluminação adequada, é muito difícil realizar qualquer tarefa que se proponha, além de outras questões que a má iluminação pode gerar.

Mas por que a iluminação é tão importante?

1 – Porque pode interferir na produtividade.
Uma boa iluminação não causa fadiga ocular, afetando diretamente o desempenho do trabalho que precisa ser executado. Isso ocorre porque o olho humano tem a capacidade de se adaptar naturalmente de acordo com as condições de iluminação do ambiente.

2 – Porque aumenta a qualidade do trabalho.
Quando o trabalho é realizado em um ambiente que é projetado especificamente para otimizar as tarefas diárias, a qualidade do serviço executado será muito melhorada. Isso porque o conforto e as boas condições estimularão a felicidade das pessoas, e as pessoas que trabalham felizes se tornam cada vez melhores no que fazem.

3 – Porque proporciona o conforto necessário.
A iluminação adequada pode evitar reflexos, que por sua vez causarão problemas visuais e interferirão diretamente na forma de trabalhar. Portanto, para tornar o ambiente mais confortável, a luz não deve vir diretamente da tela.

Iluminação Adequada para Home Office

A relação entre arquitetura e neurociência levou algumas empresas a projetar escritórios que considerassem esses efeitos. Porém, a pandemia do coronavírus foi uma situação inesperada. No home office, cada funcionário deve se adaptar ao novo espaço, isso vale na hora de adequar a iluminação também. Muitos arquitetos defendem a ideia de que, para a iluminação adequada dos ambientes, existem alguns pontos essenciais que devem ser levados em consideração:

> Sempre pensar na funcionalidade que será necessária durante o dia, considerando a iluminação central sendo ela natural ou artificial;

> Como a iluminação apropriada deixará o ambiente mais adequado para aumentar a qualidade do trabalho, e se será necessário complementar com iluminação secundária;

> O conforto que será necessário para trabalhar dependerá da intensidade da luz e da temperatura de cor também. Ergonomia é necessário ser levado em conta nesse item.

Ambiente Bem Iluminado em Home Office

Especialistas em iluminação da Iluminim, como a Maria Eduarda, falam sobre como é possível planejar a iluminação do ambiente home office e o que deve ser levado em consideração.

Ela cita que: “Quando a iluminação do ambiente home office for planejada, é necessário pensar na funcionalidade, dando prioridade a iluminação natural e/ou escolhendo lâmpadas que ofereçam um melhor conforto visual. Nesse caso, as lâmpadas LED são a melhor opção, pois oferecem várias temperaturas de cor, como o branco frio, branco quente e branco neutro, além de vários modelos com designs diferenciados”.

Maria Eduarda também cita outro ponto que deve ser levado em consideração: a estética. “Imprevistos acontecem, podem ocorrer reuniões com clientes ou chefia em home office, e para isso o ambiente precisa estar bem decorado. Acessórios como luminárias lustres são essenciais, devendo estar harmonizados com o estilo dos móveis e da arquitetura local. Pendentes fitas de LED também são ótimas opções para dar um toque de requinte a mais no ambiente, ” cita.

Por último, a especialista levanta a questão de que: “para dar o foco necessário na iluminação, é importante direcionar luz para as estações de trabalho. Em um ambiente comum, como a sala, pode-se distribuir os pontos de luz utilizando spots ou luminárias plafon para que haja uniformidade na iluminação”

Planejar a iluminação de ambiente home office não é tão difícil quanto parece, porém é sempre importante se atentar a detalhes essenciais, para que nada interfira na produtividade do trabalho que precisa ser realizado. Afinal, em tempos de pandemia, é necessário se adequar de todas as formas possíveis para contribuir com o bem-estar da população em geral.

Website: https://www.iluminim.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close