Mercado e TecnologiaPAT

Saiba a importância da segurança do trabalho

Números alarmantes sobre acidentes e doenças diretamente ao ambiente de trabalho têm contribuído muito para conscientizar as empresas sobre a importância de investir na segurança do trabalho.

Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que estas causas são responsáveis pela morte de cinco mil trabalhadores por dia no mundo.

Somadas à realidade de que a maioria da força trabalhista mundial não tem à sua disposição segurança preventiva, serviços médicos ou até mesmo compensação para acidentes ou doenças, as estatísticas apontam para um só caminho.

A segurança do trabalho surgiu justamente para diminuir esses dados, e é necessário em toda empresa ou indústria, seja ela têxtil, de construção ou até mesmo de ímã de ferrite.

Segurança do trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, assim como proteger a integridade e a capacidade de trabalho no funcionário.

Levando isso em consideração, preparamos este conteúdo para explicar um pouco sobre a importância da segurança do trabalho. Confira!

O que faz a segurança do trabalho?

A segurança do trabalho desenvolve uma série de tarefas dentro da empresa e indústria, voltadas sempre para a prevenção e preservação da saúde dos trabalhadores.

Além disso, a segurança do trabalho aplica os conhecimentos de engenharia de segurança e medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, como máquinas, equipamentos e materiais (como lona de caminhão, por exemplo).

Ela também determinar, quando esgotados todos os meios de prevenção dos riscos ali existentes e mesmo assim ele persistir, o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) pelo trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas regulamentadoras (NR) e leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABT), que obrigam as empresas a se organizar.

Cada segmento profissional possui suas próprias regras, ou seja, as regras de uma indústria de cerâmica é diferente das regras de uma empresa de etiqueta código de barras. O Brasil também segue as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho.

A importância da segurança do trabalho

A segurança do trabalho está diretamente relacionada à qualidade de vida dos trabalhadores, por meio da eliminação ou controle dos riscos à saúde.

O fato é que colaboradores saudáveis em um ambiente de trabalho seguro e agradável produzirão mais e com maior qualidade.

Além disso, os investimentos em segurança do trabalho mostram que a empresa ou indústria está consciente da sua responsabilidade social e que valoriza os seus colaboradores.

Não podemos esquecer que a conscientização e o treinamento em segurança do trabalho são fatores importantes na gestão organizacional, pois capacitam os empregados para o desempenho de suas funções no que diz respeito aos riscos existentes em cada processo.

Os treinamentos garantem a padronização de procedimentos, corrige desvios e previne os acidentes de trabalho, além de melhorar os resultados produtivos.

Ter um departamento e profissionais voltados à segurança dos trabalhadores de sua empresa, como por exemplo, a área de saúde ocupacional, é evitar também gastos com indenizações e ações na justiça trabalhista civil, além de garantir uma boa imagem da sua organização no mercado.

Agora que você entendeu a importância da segurança do trabalho na empresa ou indústria, está pronto para aplicar no seu negócio?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close