Emily SobralPAT

Adapte o trabalho ao empregado, pois assim se faz ergonomia

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Há um conceito explícito na norma regulamentadora 17, que trata de ergonomia no trabalho, que busca adaptar o trabalho ao homem. Como assim? A NR apresenta parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores (estuda o comportamento do ser humano e os processos que o organizam), de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Vou exemplificar sobre a adaptação a que se refere a norma: imagina um trabalhador franzino e magrinho que se candidata como entregador de móveis e eletrodomésticos, como geladeira e fogão. Será que ele será eliminado por seu biótipo? De maneira alguma, afinal ser magro não é sinal de fraqueza e má saúde.

A empresa deve sim utilizar a ferramenta Perfil Profisiografico Profissional (PPP), que auxilia a empresa a determinar as características desejáveis em um trabalhador, suas habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais. Além de submeter o trabalhador a um exame médico rigoroso e oferecer os adequados equipamentos de proteção individual. A empresa deve mapear os postos de trabalho para mostrar claramente como são executadas as atividades.

Por vezes, a organização pode contar com sistemas e equipamentos que facilitem o manuseio dos produtos que serão transportados. O mais importante é que a empresa, antes de tomar decisões preconceituosas e preconcebidas, saiba fazer uma análise ergonômica das funções, em vez de achar que deve contratar um brutamonte para carregar geladeira. Captou o que é ergonomia?

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo