Emily SobralPAT

NR 18, atualizada aos tempos modernos

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

A revisão das normas regulamentadoras diminuiu de ritmo por causa do ‘vírus chinês’, obviamente. Mas já há NRs atualizadas e com seus textos indo ao encontro do mundo novo e tecnológico.

Exemplifico com a NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Um ponto do texto que demonstra a evolução nos parâmetros de segurança trata sobre a proteção coletiva. Se num futuro breve for criado um equipamento para transportar pessoas em atividades em altura, substituindo as cadeiras suspensas, a norma prevê a forma de sua incorporação com medidas de segurança. Como assim? Sempre deverá haver um profissional habilitado legalmente que descreva os novos recursos e seus respectivos procedimentos. Nesses parâmetros descritos devem constar os riscos aos quais os trabalhadores estarão expostos, além da descrição das ações preventivas durante a execução dos serviços, dentre outras medidas a serem previstas por profissional em segurança do trabalho.

Ao tratar desse tema que antecipa novas tecnologias a serem implementadas, a NR 18 destaca que as tarefas somente devem ser iniciadas após treinamentos e com autorização especial. Sobre grua, equipamento pesado utilizado no transporte horizontal e vertical de materiais, o novo texto descreve: “aquela que possuir sistema de telescopagem por meio de elementos metálicos verticais só pode ser utilizada quando dispuser de sistema de fixação ou quadro-guia que garanta seu paralelismo, de modo a evitar a desacoplagem da torre dos elementos metálicos durante o processo de telescopagem”.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close