Mercado e TecnologiaPAT

4 formas de tornar a sua empresa mais inclusiva

Muito se tem falado sobre a importância de empresas e marcas abrirem espaço para a inclusão de pessoas com deficiência. Afinal, trata-se de uma maneira de oferecer oportunidades para profissionais que, muita das vezes, são rejeitados pelo mercado.

 

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que a realidade e o dia a dia de pessoas com deficiência são como qualquer de outro profissional e, por isso, deve ser tratada como tal. Sendo assim, o primeiro passo é saber respeitar as diferenças.

 

No entanto, tornar a sua empresa inclusa exige muito mais que isso, é necessário criar um bom planejamento e despertar a consciência colaborativa entre os demais profissionais. Mas, afinal, como fazer isso e implementar a acessibilidade de maneira assertiva?

 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 formas simples de tornar a sua empresa mais inclusiva. Neste post, você verá que nunca foi tão fácil oferecer oportunidades para profissionais tão qualificados. Confira!

1. Prepare a sua equipe

Antes de sair aplicando uma série de medidas e ações, é fundamental promover em sua equipe a importância de cada um vestir a camisa da inclusão e tratar os colegas com respeito, ou seja, sem qualquer tipo de preconceito. Isso em qualquer nicho, como aluguel de betoneira.

 

O departamento de recursos humanos exerce um papel essencial durante o processo, uma vez que abrirá portas para pessoas com deficiente, não somente para cumprir as cotas, mas para estimular as diferenças entre os demais.

2. Ofereça oportunidades

Você sabia que empresas inclusivas e que promovem a diversidade entre os colaboradores contam com equipes mais motivadas, produtivas e engajadas na missão, visão e objetivos do negócio?

 

No entanto, para que a sua empresa aplique a inclusão, é fundamental oferecer oportunidades para que os profissionais que tenham qualquer tipo de deficiência possam mostrar suas habilidades, características e profissionalismo.

 

Além disso, assim como é feito com os demais colaboradores, é necessário oferecer treinamentos, cursos, comprar imã de neodímio e workshops, a fim de desenvolver as habilidades desses profissionais.

 

Com isso, você acaba tornando a sua empresa socialmente justa, além de contribuir com o crescimento profissional de muitas pessoas.

3. Seja uma empresa acessível

Outro passo para tornar a sua marca mais inclusive é a acessibilidade. Além de todos os tópicos mencionados acima, um ambiente acolhedor é essencial para que todos os colaboradores se sintam à vontade.

 

Dessa forma, é preciso que as necessidades básicas sejam supridas, como comunicação e acesso aos ambientes. Para isso, certifique-se que banheiros, corredores, válvula reguladora de pressão e rampas de acesso estejam em perfeitas condições. Lembre-se também dos conteúdos em braile.

4. Lembre-se da legislação

Por último, e não menos importante, é fundamental mencionar que embora a inclusão seja um princípio básico para conviver em sociedade, muitas organizações não vestem essa camisa. A boa notícia é que a legislação serve para resguardar as pessoas com deficiência.

 

De acordo com o artigo 93 da Lei 8.213/91, empresas que contam com 100 ou mais colaboradores, devem destinar entre 2% a 5% dos cargos da empresa para pessoas com deficiência. O não cumprimento pode gerar uma multa para o responsável.

 

Gostou do nosso post sobre como tornar a sua empresa mais inclusiva? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close