Mercado e TecnologiaPAT

Confira 4 benefícios de investir na segurança do trabalho

Muito se tem falado sobre a importância da segurança do trabalho. Afinal, trata-se de um conjunto de medidas que visam garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. Por isso, ela não deve ser negligenciada em nenhuma hipótese.

Em outras palavras, a segurança do trabalho tem como objetivo reduzir os acidentes e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade física e capacidade do funcionário e da companhia como um todo.

Além disso, é importante mencionar que a segurança do trabalho não assegura apenas o colaborador, mas também a empresa, uma vez que a falta de responsabilidade com os colaboradores pode afetar a imagem da companhia perante investidores, clientes e parceiros.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os 4 principais benefícios de investir na segurança do trabalho. Neste post, você verá como essas medidas são valiosas para os colaboradores e empregadores. Continue lendo e confira!

1. Redução de acidentes

Que a segurança do trabalho tem como principal objetivo a redução de acidentes não é uma novidade, certo? Pois bem, a função deste conjunto de medidas é garantir a prevenção de acidentes que podem prejudicar a saúde física e mental do colaborador.

Além do mais, vale mencionar que acidentes podem afetar – e muito! – o bom funcionamento de processos, uma vez que quando uma situação assim acontece, é necessário paralisar as atividades. Isso em qualquer nicho, como produção de cesta de natal para empresas.

Dessa forma, investir em segurança do trabalho reafirma um ambiente saudável e muito produtivo.

2. Organização

Outra característica da segurança do trabalho é a organização. Afinal, com a aplicação de práticas assertivas, é possível que a empresa crie uma logística que demonstre a preocupação e o cuidado com o funcionário.

A organização, por sua vez, garante que o colaborador fique mais motivado em relação a execução de suas atividades. Assim, é possível contar com equipes engajadas na missão, visão e objetivos do negócio.

3. Redução de custos

A preocupação principal de todo empreendedor é a redução de custos. Afinal, é impossível aumentar os lucros se as despesas de sistema de alarme de incêndio, por exemplo, continuarem subindo.

A boa notícia é que a segurança do trabalho também atua com a redução de custos, visto que o trabalho preventivo gera menos custos com materiais, afastamentos, despesas hospitalares e ações judiciais.

É importante mencionar que um ambiente seguro inibe os riscos e mantém a atenção do funcionário em suas tarefas, evitando prejuízos materiais e evitando os riscos de acidentes envolvendo serviço de solda, por exemplo.

4. Produtividade

Por último, e não menos importante, o aumento da produtividade também é uma consequência positiva da segurança do trabalho. E isso acontece pois os funcionários estarão motivados pelo sentimento de integração da equipe.

Além disso, a eliminação dos riscos mantém os funcionários focados em suas tarefas, gerando um ambiente de trabalho mais produtivo e com trabalhadores que querem alcançar bons resultados.

 

Gostou do nosso post sobre os benefícios de investir na segurança do trabalho? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close