Mercado e TecnologiaPAT

Conheça 4 equipamentos de proteção individual fundamentais

Toda atividade profissional que possa exprimir algum risco à saúde colaborador precisa ser executada com o auxílio dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Com eles, é possível garantir o bem-estar do profissional, além da integração física e mental.

No entanto, muitos gestores ou mesmo os próprios trabalhadores negligenciam a importância dos equipamentos de proteção individual, o que faz do ambiente de trabalho um local propício para gerar acidentes e, por consequência, a paralisação das tarefas.

Dessa forma, é fundamental saber quais são os equipamentos de proteção individual fundamentais no ambiente de trabalho, bem como suas respectivas características. Assim, fica mais simples acompanhar os trabalhadores e cumprir com as normas trabalhistas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os 4 principais equipamentos de proteção individual. Neste post, você verá as características de cada um desses itens e como eles são utilizados no ambiente de trabalho. Continue lendo e confira!

1. Capacetes

Que os capacetes são fundamentais para proteger o colaborador não é uma novidade, certo? Eles são utilizados para garantir a integração da região da cabeça, tanto em espaços cobertos como em áreas descobertas, como porca gaiola.

Nesse sentido, o acessório assegura o profissional contra riscos de quedas de objetos ou eventuais pancadas na região superior, além de contar com uma característica valiosa: ele preserva o colaborador da radiação solar e eletricidade.

Além disso, quando utilizado junto a viseira, o capacete ainda oferece uma proteção extra para a região dos olhos.

2. Máscaras

Outro equipamento de proteção individual fundamental para o ambiente de trabalho são as máscaras. Elas são usadas para proteger o colaborador de gases poluentes e outros contaminantes, como a poeira e toxinas invisíveis.

Dessa forma, as máscaras contribuem – e muito! – com a saúde e o bem-estar do profissional, uma vez que evita que o mesmo inale ou filtre o ar contaminado por corante para resina. Por isso, não deixe de distribuir em sua empresa (caso haja necessidade)!

3. Protetores auriculares

Engana-se quem pensa que proteger máscaras e capacetes bastam quando falamos de segurança do trabalho. Claro, há um acessório específico para cada função. Mas, geralmente, eles fazem parte de um conjunto de vários equipamentos.

Sendo assim, os protetores auriculares, também conhecidos como tampões de ouvido e abafadores de ruído, tem como objetivo evitar que barulhos muito altos prejudiquem a saúde auditiva do colaborador.

Os protetores auriculares ocupam um papel valioso no ambiente de trabalho, já que após anos expostos a motores, máquinas, quiosque de madeira ou outros agentes, os profissionais podem acabar tendo a saúde prejudicada.

4. Botas

Por último, e não menos importante, os trabalhadores são resguardados contra os riscos de derrapagens em ambientes escorregadios com o uso de botas ou sapatos específicos. Além disso, eles protegem contra cortes de objetos perigosos.

 

Portanto, em espaços que apresentam perigos de derrapagens, é fundamental utilizá-las, a fim de evitar quedas ou demais situações.

 

Gostou do nosso post sobre 4 equipamentos de proteção individual fundamentais para o ambiente de trabalho? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close