Emily SobralPAT

Mantenha a SIPAT na programação anual

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Sabemos que a pandemia da Covid-19 colocou o planeta de pernas por ar. Mas, acreditemos que o pior já passou, especialmente no Brasil. Por que faço essa introdução? Ora, as empresas precisam continuar produzindo e os empregados, trabalhando, não é mesmo? E as obrigatoriedades em relação às medidas de segurança do trabalho também devem ser retomadas, com prudência.

Por exemplo, as SIPATs das empresas devem ser colocadas no calendário e realizadas. Os leitores deste blog sabem, mas explico para quem caiu de ‘paraquedas’ nesta página: a SIPAT é uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, das organizações que contam com uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, para mostrar e conscientizar os funcionários sobre quais são os atos de segurança necessários nos locais de trabalho. Mas há de se tomar cuidados adicionais para evitar a contaminação pela Covid-19.

Como as palestras da SIPAT costumam, normalmente, ser realizadas em auditório, deve-se organizar o evento com distanciamento necessário, com intervalos entre os bancos em que os funcionários irão sentar-se. A higienização das salas de palestras deve ser realizada com desinfetantes devidamente registrados na ANVISA. Produtos para a higienização das mãos e antebraços dos presentes com água, sabonete líquido inodoro e agente antisséptico também não podem faltar.

Pode-se ainda alterar o formato da SIPAT, utilizando o treinamento com ferramenta digital, num formato bem estruturado e conteúdo de qualidade, para incentivar o aprendizado. O que não pode é deixar de promover a SIPAT.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close