Emily SobralPAT

Conselhos médicos são contra a teleperícia do INSS

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Recentemente, representantes da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), da Secretaria de Previdência e Trabalho (do Ministério da Economia), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) estiveram reunidos para discutir alterações nos fluxos do protocolo sobre teleperícia, elaborado pelo Ministério da Economia em exames previdenciários durante esta famigerada pandemia. Isso ocorreu para resolver o imbróglio causado pelo Tribunal de Contas da União que soltou cautelar contra o uso de telemedicina para usuários que necessitam de perícia previdenciária, exigindo o atendimento presencial.

Do mesmo lado do TCU, o Conselho Federal de Medicina é contrário à teleperícia, assim como a própria ANAMT. Os argumentos contrários explicam a necessidade da realização do exame clínico físico no periciando para realizar o diagnóstico e a avaliação de capacidade laborativa.

O INSS, por sua vez, defende o formato, afirmando que “não se trata do início do serviço, mas, sim, de uma experiência-piloto”, uma experiência que terá duração até o dia 31 de dezembro.

Opinião: os médicos peritos que voltem logo a atender de forma presencial o trabalhador que precisa do INSS. Até quando vai essa turma ‘do fique em casa’, escondida com medo do vírus chinês? Será que os médicos do INSS não entenderam ainda que o ‘fique em casa’ é perda de tempo, e a imunidade de rebanho existe, apesar de os governadores que se guiam pela ciência, ciência e ciência, decidirem por medidas que levam ao trancamento, se é que me entendem?

O que vejo é o trabalhador, que precisa do INSS, enfrentar todos os riscos do coronavírus no transporte público e no ambiente laboral. No entanto, o perito do INSS não pode ir trabalhar?

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close