Leis e NormasPAT

BS 5606: guia de precisão e tolerância no projeto e na construção

Essa norma, editada pelo BSI em 2022, explica os princípios de precisão e tolerância na construção e fornece exemplos dos desafios associados ao ajuste de elementos e componentes de construção. É relevante para todos os tipos de construção e é particularmente útil onde montagens e componentes feitos no local ou fora do local estão sendo instalados.

Equipe Target

A precisão e a tolerância no projeto e na construção

BS 5606:2022 – Accuracy and tolerance in design and construction – Guide explica os princípios de precisão e tolerância na construção e fornece exemplos dos desafios associados ao ajuste de elementos e componentes de construção. É relevante para todos os tipos de construção e é particularmente útil onde montagens e componentes feitos no local ou fora do local estão sendo instalados.

Destina-se a arquitetos e projetistas, engenheiros estruturais, engenheiros de serviços de construção, gerentes de instalações, fabricantes de produtos de construção, fabricantes de construção fora do local, desenvolvedores de habitação, agrimensores, empreiteiros de construção, engenheiros civis, fornecedores de educação e treinamento e construtores. Aplica-se a edifícios e obras de engenharia civil e auxilia para evitar ou resolver problemas de imprecisão ou ajuste, avaliando as necessidades dimensionais de um projeto em relação às tolerâncias e, em seguida, projetando e especificando adequadamente.

Também avalia o alcance provável das tolerâncias especificadas para um projeto específico e fornecer orientação sobre sua realização, monitora e controla o trabalho durante a construção para garantir que esteja de acordo com a tolerância dimensional especificada e a precisão para levantamentos. Auxilia nos métodos digitais, incluindo o building information modeling (BIM) para projeto e construção, orienta a precisão das pesquisas realizadas antes, durante e após as obras de construção para medir os recursos existentes e as construídas, para que eles apoiem a capacidade de atingir as tolerâncias e o ajuste do projeto.

O uso dessa norma ajuda na criação e implementação de uma estratégia de projeto para precisão e tolerâncias. Os dados históricos da pesquisa fornecem dados valiosos do mundo real para os usuários da norma. Combinado com referências a informações mais recentes, fornece uma fonte abrangente de orientação sobre tolerâncias de construção para projetistas e trabalhadores da construção.

A norma auxilia na relação de tolerâncias de projeto com tolerâncias de construção ou fabricação, principalmente com a crescente adoção de ferramentas de modelagem computacional e BIM no processo de construção. Incorpora métodos de construção tradicionais e modernos, incluindo construção externa, garantindo assim sua relevância para a indústria atual. Seu uso ajuda no comércio, além de melhorar a eficiência e a gestão de riscos. Contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 da ONU sobre indústria, inovação e infraestrutura, contribuindo para a construção de infraestruturas mais resilientes.

Esta edição é uma revisão completa da BS 5606:1990. As principais mudanças incluíram os exemplos na Seção 2 que foram atualizados; a seção 3 e a seção 4 foram atualizadas para incluir tecnologia moderna e mudanças de processo. Houve pequenas atualizações que foram feitas nas tabelas e anexos históricos, incluindo esclarecimentos. As tabelas de desempenho da indústria em relação às tolerâncias de construção do fabricante e conjunto de montagem das décadas de 1970 e 1980 não foram atualizadas, mas são mantidas para referência histórica para desempenho empírico do local/fabricação.

Como guia, esta norma britânica assume a forma de orientação e recomendações. Não deve ser citado como se fosse uma especificação ou um código de prática. Foi assumido na preparação desta norma que a execução de suas disposições será confiada a pessoas devidamente qualificadas e experientes, para cujo uso foi produzido.

A orientação nesta norma é apresentada no tipo romano (ou seja, vertical). Quaisquer recomendações são expressas em frases em que o verbo auxiliar principal é “deveria”. Os comentários, explicações e material informativo geral são apresentados em itálico menor e não constituem elemento normativo.

Onde as palavras têm grafias alternativas, a grafia preferida do Shorter Oxford English Dictionary é usada. Esta publicação foi preparada de boa-fé, no entanto, nenhuma representação, garantia ou compromisso (expresso ou implícito) é ou será feito, e nenhuma responsabilidade é ou será ser aceito pelo BSI em relação à adequação, precisão, integridade ou razoabilidade desta publicação. Toda e qualquer responsabilidade e obrigação é expressamente negada em toda a extensão permitido pela lei.

Esta publicação é fornecida como está e deve ser usada por conta e risco do destinatário. O destinatário é aconselhado a procurar orientação profissional com relação ao uso desta publicação. Esta publicação não pretende constituir um contrato. Os usuários são responsáveis por sua correta aplicação.

O cumprimento de uma norma britânica não pode conferir imunidade a obrigações legais. Ela fornece orientação e fornece exemplos de princípios relacionados à precisão e tolerância na atividade de projeto e construção para o ambiente construído. Pretende-se ser um guia prático para ajudar projetistas e construtores a determinar e gerenciar os riscos associados à precisão e tolerância e tomar medidas para controlá-los adequadamente que, se não gerenciados, podem ser muitos significativos para custo, tempo e qualidade.

O objetivo fundamental é conscientizar e aconselhar sobre formas de evitar problemas de imprecisão ou ajuste que surjam no local. A necessidade de tal aconselhamento em qualquer projeto em particular varia, dependendo do caráter do projeto e dos materiais e métodos de construção. Esta norma foi projetada para ser relevante para todos os tipos de construção, incluindo as mais sofisticadas.

Aqueles preocupados com um projeto individual podem julgar até que ponto cada seção é relevante para suas necessidades. A norma leva em consideração a crescente importância da construção fora do local [por exemplo, MMC (métodos modernos de construção)] e as mudanças na tecnologia (por exemplo, equipamento de medição digital) e processos [por exemplo, o BIM desde a última edição. No entanto, também mantém a orientação anterior onde fornece uma visão e sabedoria essenciais que ainda podem ser relevantes hoje.

Embora esta norma não seja um guia para a produtividade na indústria da construção, alguns dos impactos da precisão e tolerância na produtividade, que podem ser melhorias potenciais ou lições a serem aprendidas, foram ilustradas na Seção 2 por exemplos práticos para a compreensão do usuário. Estes não são exaustivos, mas pretendem destacar como esses impactos podem ser significativos, positivos ou negativos, e que este padrão pode ser usado como uma parte importante do planejamento da qualidade, gerenciamento e execução da atividade de projeto e construção para o ambiente construído (edifícios e infraestrutura).

Esta norma foi projetada para apoiar a criação e implementação de uma estratégia de projeto para precisão e tolerância e fornecer orientação prática de implementação ao longo do ciclo de vida e é suportado e suporta outros padrões e processos importantes. Destina-se a ser aplicado a edifícios e obras de infraestrutura em projeto e construção e visa auxiliar no descrito a seguir. Evitar ou resolver problemas de imprecisão ou ajuste, avaliando as necessidades dimensionais de um projeto em relação às tolerâncias e, em seguida, projetando e especificando adequadamente.

Avaliar o provável cumprimento das tolerâncias de construção especificadas para um determinado projeto, e dar orientações sobre estratégias para verificar capacidades e mitigar desafios. Prever o monitoramento e controle do trabalho durante a construção para verificar se está de acordo com a tolerância dimensional especificada e precisão para levantamentos. Auxiliar o projeto e engenharia digital (on-site e off-site), incluindo a aplicação do BIM para o ambiente construído; e compreender a importância da precisão dos levantamentos realizados pré, durante e pós-obras de construção para medir as características existentes e as-built com a capacidade de suportar e verificar o cumprimento das tolerâncias de projeto e ajuste.

FONTE: Equipe Target

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo