Se você é um entusiasta da arquitetura e construção, ou quer entender antes de construir, já deve ter ouvido falar em planta baixa.
O termo é bastante comum e faz parte de qualquer projeto de arquitetura ou design de interiores.
Mas o que exatamente é uma planta baixa?
A planta baixa é um documento básico elaborado por um arquiteto para representar o layout de uma casa ou de um determinado ambiente.
Graças a isso, é possível visualizar a conexão de todos os cômodos, a disposição dos móveis e outros aspectos.
Hoje em dia é possível comprar uma planta pronta ou uma planta sob medida e geralmente esses projetos estão disponíveis em lançamento de imóveis.
Para quem não está familiarizado com o assunto, pode parecer um pouco complicado, mas não é.
Uma planta baixa é um desenho de engenharia em escala que mostra as paredes e salas de uma estrutura vista de cima.
A planta baixa contém basicamente os seguintes elementos: linhas de dimensão, escala e planta baixa com layout.
Veja o que cada elemento possui:
- Linhas de dimensão: representam as medidas dos comprimentos e larguras de cada item na realidade. Por exemplo, tamanho da janela, dimensões da sala, etc.;
- Escala: Paredes, portas e janelas são mostradas em escala na planta baixa. Isso significa que cada item desenhado corresponde à proporção do tamanho real.
Atualmente, as escalas mais comuns para projetos residenciais são 1:50 e 1:100. Por exemplo, na escala 1:50, cada centímetro da planta será 50 vezes menor que a realidade; - Planta baixa com layout: pode incluir portas, janelas, escadas, armários, eletrodomésticos e assim por diante.
A planta baixa é um documento obrigatório.
As autoridades municipais exigem, portanto, uma planta baixa para a concessão de uma licença de construção.
Além disso, a planta baixa tem outras funções práticas para arquitetos e construtores, incluindo:
Mostrar a divisão entre os espaços. Isso é essencialmente útil para projetar layouts de móveis, sistemas de fiação e muito mais.
Além de permitir uma ampla possibilidade de experimentar diferentes alternativas de design para o fluxo de pessoas ao redor do local.
Além disso, ajuda a fazer as mudanças necessárias antes de prosseguir para as etapas mais elaboradas de planejamento ou construção.
Também serve de base para o desenvolvimento de projetos adicionais, como elétricos, hidráulicos, estruturais, etc.
Uma planta é um desenho técnico importante para a execução da construção de uma casa, digamos que é basicamente parte das instruções em que o profissional responsável pela construção observa ao realizar a obra.
Já o layout é a disposição dos móveis em uma planta baixa.
Um layout é uma planta em que um arquiteto ou designer especifica o mobiliário de um projeto para melhor estabelecer os fluxos e encontrar a melhor forma de colocar os pontos hidráulicos, fiação e iluminação, o que melhora ainda mais as propriedades da edificação.
O principal benefício do projeto de layout é a certeza de criar um ambiente funcional, trazendo conforto e bem-estar aos usuários.
Com o layout, os especialistas irão propor soluções estratégicas nas áreas de circulação e assim otimizar o dia a dia do morador.
Construir uma casa não é uma tarefa fácil, e muitas pessoas sabem disso melhor do que ninguém, porque aqueles que a construíram estão bem cientes dos desafios de colocar uma casa de pé.
Mas tudo isso pode ser minimizado se você fizer um bom projeto.
Quando falamos de um projeto, logo pensamos em um engenheiro ou arquiteto, que são profissionais prontos para ajudar no planejamento de sua construção.
Todo projeto arquitetônico para construção precisa de um arquiteto ou engenheiro que se responsabilize por ele.
Atualmente você tem 3 opções para adquirir um projeto para sua construção, são elas: Contratar um arquiteto, contratar um engenheiro ou comprar um projeto finalizado pela Internet.
O mais incrível é que não há chance de você não gostar do seu projeto porque você vê o projeto finalizado antes de comprá-lo.
Como parte do processo de projeto, você dá ao arquiteto ou engenheiro todas as informações sobre como deseja sua casa, esse profissional fará um estudo para você.
Os valores de projetos finalizados podem custar menos da metade do preço de um projeto feito da forma antiga, muitas vezes menos de 1% do valor total.
Agora que você já entende melhor o que é uma planta e um layout ficou mais fácil entender como um imóvel é construído e quais são as obrigações das construtoras em relação aos documentos.
Desta forma também fica mais fácil conseguir confiar em um profissional para realizar o projeto da sua nova casa.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam a diferença entre layout e planta baixa!
Muito obrigado pelo artigo. Bem esclarecedor. Lido bastante com simulador de casa, tipo planner5d, e não sabia nunca como me referir aos projetos 2d e 3d. Acredito que posso me referir aos layouts dos meus projetos agora sem medo. Obrigado mesmo.