Acreditar nas pessoas é um dos pilares de gestão da M. Dias Branco, empresa de alimentos líder nacional em massas e biscoitos, com marcas como Piraquê, Adria, Vitarella e Jasmine. Como reconhecimento, a companhia acaba de receber o selo internacional Great Place to Work, que em português significa Grandes Lugares para Trabalhar.
Segundo a GPTW, consultoria internacional presente em mais de 90 países e especialista em mensuração de clima organizacional, trabalhadores felizes geram melhores resultados. As organizações que se empenham em construir um bom ambiente de trabalho possuem resultados 30% melhores que a média do mercado. Os estudos demonstram também que pessoas felizes são 12% mais produtivas.
O reconhecimento da M. Dias Branco, que resultou na conquista do selo, veio após a realização de uma pesquisa corporativa com seus colaboradores em todo o Brasil. “Temos uma meta pública de alcançar, até 2030, um nível de satisfação dos funcionários de 80%. A pesquisa e os seus resultados servem para conhecermos os nossos pontos fortes e onde devemos atuar para continuar tornando a M. Dias Branco uma empresa cada vez maior e melhor”, explica Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da companhia.
A pesquisa da GPTW avalia as práticas de gestão e programas desenvolvidos pelas empresas em diversas frentes, como papel da liderança, relação entre as pessoas, comunicação, senso de pertencimento, condições de trabalho, entre outros aspectos. “Conquistar o selo GPTW é uma indicação de que estamos no caminho certo. Queremos construir um ambiente de trabalho propício para alcançar nossos objetivos, no qual o nosso time possa colocar em prática seus talentos”, destaca o executivo.
A realização da pesquisa foi um grande desafio. Com 17 plantas industriais instaladas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país e 30 unidades comerciais, a empresa conta com cerca de 17 mil colaboradores. A pesquisa é anônima e respondida virtualmente. “Foi muito impactante perceber o engajamento do time. Tivemos uma ótima adesão. As pessoas precisam se sentir seguras para responder à pesquisa e avaliar diversas frentes. A própria aplicação da pesquisa é uma indicação clara de que valorizamos os colaboradores e suas opiniões”, afirma Tiago.
O gestor destaca também que a conquista do selo Great Place to Work (GPTW) reconhece e valoriza as boas práticas que tornam o ambiente de trabalho mais saudável, seguro, diverso e estimulante. “Ser uma excelente empresa para se trabalhar gera orgulho e favorece a atração de novos talentos”, conclui o executivo.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br