ArtigosSegurança patrimonial e eletrônica

Na contramão do sistema, programador bem-sucedido acredita em “terceira via” para alcançar o sucesso e debate importantes temas políticos e econômicos

O empresário Walmir Torrente, reconhecido por desenvolver softwares para grandes bancos nacionais e internacionais, faz duras críticas ao modelo tradicional de ensino

Autodidata, o empresário Walmir Torrente discorda de vários métodos introduzidos pelo modelo tradicional de ensino e por isso, ainda na adolescência decidiu que não frequentaria mais a escola e então, se dedicaria aos seus estudos em casa. Isso não significou que agora empresário não possuía uma rotina de disciplinas a serem estudadas diariamente, pelo contrário, a gama de conteúdos apenas aumentou e mesmo que jovem, ele já se aprofundava em temas importantes como sociologia, filosofia e história, além de ciências da computação. No decorrer dos anos, realizou diversos cursos em centros de pesquisa importantes como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Stanford, na Califórnia. 

Hoje, anos depois, Walmir tornou-se um programador bem-sucedido graças ao caminho que resolveu percorrer, intitulado por ele como “terceira via”. Ou seja, Torrente não se filiou a grandes empresas de tecnologia, nem mesmo aceitou cargos elitizados em multinacionais, porém conquistou uma vida de alto padrão, como a de importantes executivos mundo afora, pelo diferencial que adquiriu: identificou que o software é uma ferramenta essencialmente feita para melhorar a vida das pessoas, resolvendo problemas ou ajudando a realizar tarefas. Notou que quanto mais simples, fácil de usar e eficiente, melhor seria a experiência do usuário, e que a função principal do programador seria transformar uma coisa muito complexa em algo fácil para o usuário. Para além da parte essencialmente técnica, buscou o conhecimento de outras áreas de estudo e a capacidade de desenvolver pessoas, valorizando assim, cada membro que compõe o time que caminha ao seu lado.  

Em seu dia a dia, frequentando diferentes espaços, mais e menos privilegiados, Walmir Torrente começou a observar que a maioria dos profissionais que trabalham com tecnologia tem sido “programados” ou “ensinados” para alimentar o sistema e serem explorados à exaustão, operando como máquinas e sendo descartados após a sua máxima de produtividade, ou seja, substituídos.  Com isso, Walmir está disposto a falar sobre esse e outros assuntos, pensando em conseguir transformar a realidade do mercado de trabalho e reforçando então, a qualidade da mão de obra brasileira.

Atualmente, com escritórios em São Paulo e no Rockefeller Center em Manhattan, Nova Iorque, o estudioso desvia seu olhar de tudo que parece óbvio e está disposto a debater temas políticos e econômicos, desejando gerar mudanças significativas para o futuro das novas gerações e do mundo, como um todo. Entre suas principais discussões, está o modelo de ensino que gera uma corrida desproporcional entre as classes menos favorecidas e a classe A. Leitor assíduo de grandes nomes da literatura brasileira, Walmir é contra a ligação da educação com a comercialização da educação. Isso porque, na opinião do programador, jamais os alunos devem ser tratados como clientes, para ele a educação é algo sagrado e apenas se for tratada como algo inviolável, conseguiremos uma transformação na sociedade.

Em debates constantes sobre diversas temáticas com grandes líderes do setor, o fundador da BitOne, que está no mercado há mais de 30 anos, possui protagonismo em sua área de atuação, na qual foi um dos primeiros a oferecer Software como Serviço ao mercado Brasileiro, isso no início dos anos 2000.

Não muitos anos após o início da expansão tecnológica, a evolução é notória e digna de reconhecimento, de Walmir e do ecossistema. Operando bilhões de dólares anualmente desenvolvendo serviços para os maiores bancos e empresas do mercado de capital brasileiro e internacional, como: open finance, securitização, cessão de carteira, gestão de garantias, operação de FIDC (Fundo de investimento em Direitos Creditórios), agenda de pagamentos para cartões de crédito e gestão e operação de consórcio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo