PATSaúde Ocupacional

Saúde emocional na indústria de mineração

HRTech Mapa cria testes digitais para identificar fatores de riscos psicossociais em empresas e reduzir índices como as 45 mortes registradas no setor, em 2022

Saúde emocional pode motivar rotinas seguras e produtivas na mineração

 Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que os transtornos mentais afetam a vida de 30% dos trabalhadores no mundo, representando, no Brasil, a terceira maior causa de solicitação de auxílio-doença no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Nesse contexto, a saúde mental e o bem-estar emocional não podem ser deixados de lado em um setor tão conflituoso como o da mineração.

 Pensando nisso, a Mapa, primeira HRTech brasileira de Human Data Science, incentiva a indústria de mineração a investir na saúde mental de seus colaboradores por meio de testes e soluções inovadores no mercado.

 “A mineração é conhecida por ser um ambiente desafiador para os colaboradores, que colocam a segurança e o seu bem-estar à prova por diversas vezes. Muitos, por exemplo, costumam permanecer na mesma posição por muitos anos, com uma única maneira de trabalhar nesse ramo. E, caso tenham condições emocionais negativas, como a exposição a riscos físicos e a pressões psicológicas, eles ficam sujeitos a acidentes de trabalho, estresse e uma sobrecarga que afetam diretamente a sua rotina e, consequentemente, de toda a empresa”, explica Nayara Teixeira, diretora de operações e produto da Mapa.

 Outro desafio do setor é que a sua cultura paternalista torna difícil encontrar novas pessoas para trabalhar, especialmente quando os projetos acontecem em lugares distantes e isolados. Isso leva à contratação de trabalhadores locais, geralmente mais jovens e com uma mentalidade diferente, que podem não ter a experiência necessária para realizar as tarefas operacionais.

 O resultado desses contratempos é que, embora a mineração seja responsável por 4% do PIB brasileiro, 45 mortes relacionadas à atividade foram registradas em 2022, segundo o Relatório de Conflitos da Mineração no Brasil.

 Portanto, liderado em parceria entre o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o levantamento indica que os conflitos e desastres em áreas de mineração são uma preocupação constante da indústria e, cada vez mais, acendem o alerta para que as empresas estudem propostas reais de promoção de saúde física e mental nessas áreas operacionais.

 Por isso, com uma vasta carteira de clientes do setor de mineração, como Vale, Lundin Mining, AngloGold Ashanti, Mineração Serra da Moerda e U&M, a Mapa criou o Inventário Psicossocial, teste capaz de avaliar, dentro das empresas, como é a dinâmica de interação entre os aspectos pessoais e profissionais dos colaboradores, além da sua relação com a organização.

 Com o diagnóstico dos chamados fatores de riscos psicossociais, entendidos pela Organização Internacional do Trabalho como as condições, habilidades e características do trabalhador que podem desencadear estresse, esgotamento ou doenças, a HRTech oferece consultoria e um sistema de gestão centralizado, 100% digital e online, que permite aos seus clientes acompanhar os resultados de cada teste e criar ações preventivas para qualquer campo de atuação, mesmo em áreas isoladas.

 “O teste de personalidade da Mapa conta, por exemplo, com escalas que verificam a disposição do colaborador para se envolver com situações de risco em cargos específicos. Com a nossa solução, as empresas podem entender quais são os fatores de riscos psicossociais presentes na indústria de mineração e, finalmente, implementar medidas eficazes para prevenir acidentes, promover a saúde emocional dos colaboradores e melhorar a produtividade das equipes, fortalecendo, inclusive, a cultura organizacional das próprias organizações.”

 Sobre a Mapa:

Fundada em 2011, a Mapa é a primeira HRTech brasileira de Human Data Science, que integra tecnologia, dados, psicologia e comportamento para apoiar o setor de Recursos Humanos. Com mais de 920 mil avaliações realizadas, a Mapa cria soluções que avaliam a saúde emocional e o bem-estar das equipes para ajudar qualquer empresa a tomar decisões conhecendo os fatores de produtividade, engajamento e segurança de cada colaborador. Site: https://mapahds.com/ 

 

Links correlatos do blog da Mapa:

O que é risco psicossocial e qual a  importância de avaliá-lo?

6 principais riscos de acidentes de trabalho e como preveni-los

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo