EventosPAT

Nestlé apresenta em Araras plataforma com IA e realidade virtual inédita na indústria para capacitar colaboradores de fábrica

Batizada de NesVerso, a nova ferramenta adapta desafios com base no desempenho de cada pessoa no jogo, tornando o aprendizado mais didático, eficiente e sob medida.

Araras, 9 de maio de 2025 – Com o objetivo de aprimorar e impulsionar o aprendizado de seus colaboradores de fábricas, a Nestlé lança sua primeira plataforma de treinamento que integra realidade virtual e inteligência artificial. A apresentação da plataforma NesVerso chega à fábrica de Araras, interior de São Paulo, a partir de 14 de maio, dada a sua referência entre as outras 17 plantas da Companhia no Brasil, por manter o Centro de Competências Técnicas (CCT) no Brasil, um hub colaborativo e de monitoramento remoto de todas as operações e por ser a primeira unidade da multinacional no Brasil. Em seguida o Nesverso será implementado na unidade de São José do Rio Pardo. Na fábrica de Caçapava-SP, a inovação já foi aplicada e está em funcionamento desde abril. Até 2026, todas as fábricas da Nestlé no Brasil contarão com a ferramenta do multiverso autoral.

O Nesverso, simula, de forma realista, o ambiente de fábrica e adapta os desafios de aprendizagem de acordo com o desempenho de cada colaborador, tornando o treinamento mais eficaz e alinhado às competências exigidas. O novo formato de treinamento, que complementa o modelo tradicional de sala de aula, oferece uma experiência imersiva de aprendizagem interativa com linguagem inspirada em um multiverso próprio, além de conteúdo teórico e prático, videoaulas, quizzes e minijogos que podem ser realizados em modo solo ou em grupos.

Desenvolvida ao longo de seis meses em parceria com a empresa Solversys, a ferramenta foi criada a partir da sugestão dos próprios times das fábricas. Para responder a esses desafios de forma mais eficaz, o uso inovador da Inteligência Artificial no jogo permite criar dinâmicas personalizadas, adaptadas à identificação de anormalidades no ambiente fabril. Quando um colaborador não avança de fase, a tecnologia analisa seu desempenho, identifica áreas que precisam ser desenvolvidas e gera novos obstáculos, sempre alinhados às competências necessárias. Assim, cada experiência de treinamento é única e personalizada, garantindo que o colaborador seja desafiado de maneira eficaz para alcançar seu objetivo e evoluir dentro do jogo.

A Inteligência Artificial também está presente em NPCs (personagens não jogáveis) que auxiliam os colaboradores ao longo da jornada, em chatbots para dúvidas e na tradução dos conteúdos para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para fortalecer a conexão com os usuários, a novidade permite a criação de avatares totalmente customizados e conta com desafios que podem ser realizados em grupos, nos quais os pontos adquiridos a cada experiência são compartilhados.

O NesVerso é acessível em tablets, smartphones, smart TVs, óculos de realidade virtual e desktops no ambiente fabril, com logins individuais via email corporativo da empresa. O primeiro treinamento disponível é o de Manutenção Autônoma. Novos módulos serão disponibilizados na plataforma, abordando temas como Segurança e Qualidade.

Marco Guimarães, vice-presidente da área técnica da Nestlé Brasil, explica que a nova plataforma fortalece a jornada de Transformação Digital da companhia ao tornar o aprendizado sobre temas complexos mais acessível por meio de uma abordagem divertida.

“A Nestlé vem investindo em inovação e tecnologias de ponta em suas operações há mais de 10 anos, aprimorando processos de controle com o uso de Inteligência Artificial, sempre com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos produtos e atender às preferências dos consumidores. Atualmente, mais de 400 linhas de produção no Brasil contam com algum nível de conectividade, possibilitando o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros para identificar rapidamente qualquer anomalia. O Nesverso surge como uma extensão dessa Transformação Digital, sendo uma plataforma de construção de competências que capacita nossos colaboradores de forma lúdica e eficaz por meio da gamificação do aprendizado baseado na realidade das fábricas”, reforça Marco Guimarães.

A novidade também reforça o uso de tecnologia como uma forte aliada dos profissionais da Nestlé. O NesVerso chega como uma forma de desmistificar a Inteligência Artificial e a gamificação para quem tem pouca ou nenhuma interação com ferramentas do tipo.

 Clique aqui para download de imagens e vídeos.

 

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 18 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.4

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo