Contra acidentes com as mãos, prevenir sempre pode. E deve!

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral Periscope: @emiliasobral61
Encontra-se, desde hoje, hospedado neste blog e em todos os aplicativos que distribuem podcasts, a série de proteção das mãos do nosso Prevenir Sempre Pod.
Mas para nossos leitores, também trago as dicas de prevenção contra os acidentes com as mãos nessas mal traçadas linhas. A mão é uma das partes mais complexas do corpo, contendo nervos, ossos, tendões e tecidos. Despois do cérebro, a mão é o órgão do corpo humano que realiza as tarefas mais elaboradas. Os dedos compridos e o polegar oposto aos outros dedos é o que torna essa parte única do corpo, permitindo pelo tato manusear objetos, determinar temperaturas, reconhecer texturas e perceber o nível de rigidez daquilo que se toca.
Infelizmente, apesar de sua complexidade e importância como ferramenta de trabalho, a maioria das pessoas não atenta para sua segurança, fato que torna a mão a região do corpo mais lesionada por acidentes de trabalho. São 41,5% dos casos de acidentes com equipes de manutenção, envolvendo lesões nas mãos. Os principais riscos podem ser pontos de atrito, enroscamento e pinçamento, pontos de superaquecimento, superfícies rotativas, máquinas de partida automática, adornos e roupas largas e/ou soltas, ferramentas manuais e perigos diversos.
Em geral, as principais causas de acidentes são os equipamentos defeituosos, ferramentas danificadas, locais de trabalho inadequados, recursos de apoio e projetos deficientes, tédio ou cansaço e comportamento de risco. Portanto, a prevenção é o melhor remédio contra acidentes com as mãos.
Agora, leitores, escutem sobre as medidas de prevenção no Prevenir Sempre Pod.