
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é uma data que convida empresas, governos e profissionais a refletirem sobre a importância de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e humanizados. Em um cenário de transformações e avanços, cresce o entendimento de que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são muito mais do que itens obrigatórios, eles são estratégicos para a gestão dos negócios, capazes de preservar vidas, impulsionar a produtividade e promover bem-estar.
É nesse contexto que a brasileira Bracol, referência na fabricação de calçados de segurança e EPIs, se destaca no mercado latino-americano com um portfólio completo voltado à proteção do trabalhador. Com mais de 30 anos de mercado, a indústria produz anualmente mais de 12 milhões de pares de calçados e botas impermeáveis, além de proteção para cabeça e corpo distribuídas nas marcas Bracol, Steelflex, Fujiwara e Worksafe. A empresa atende o Brasil e mais de 20 países com soluções que aliam tecnologia, conforto e desempenho.
“Segurança não é apenas cumprir normas. É cuidar de pessoas. Desenvolver produtos que protegem milhares de trabalhadores diariamente é uma responsabilidade enorme e uma missão que levamos a sério”, afirma Bruno Scarponi, diretor comercial da Bracol. Ele segue explicando que “investir em segurança é investir em pessoas, produtividade e perenidade dos negócios”, diz.
O diretor afirma que há uma preocupação crescente por parte das empresas em buscar soluções que, além de cumprir as normas, ofereçam tecnologia e inovação em seus produtos. “O uso correto dos EPIs é essencial para preservar vidas, mas também é uma decisão inteligente de gestão. Ambientes mais seguros reduzem afastamentos, aumentam o engajamento e promovem qualidade de vida no trabalho. E isso impacta positivamente as empresas. ”, afirma Scarponi.
Somente em 2024 a Brascol cresceu 15% e ampliou seu quadro de colaboradores em quase 100%. Para esse ano, a expectativa é otimista, mas segue um rigoroso plano de negócios que reforça seu compromisso com os parceiros, com foco na liderança e em promover a transformação do setor, entregando soluções que vão além da proteção e impactam a saúde, o conforto e a dignidade dos trabalhadores em todas as etapas do dia a dia.
Com uma estrutura robusta, a Bracol opera em quatro unidades industriais em localizações estratégicas: Lins (SP), Eldorado (RS), Castanhal (PA) e Paraguai, com capacidade produtiva de 50.000 pares por dia. São mais de 4.000 colaboradores envolvidos no desenvolvimento 400 de modelos de calçados e soluções para proteção dos pés, da cabeça e prevenção de quedas. Seu portfólio atende setores como agronegócio, construção civil, mineração, indústria alimentícia, energia, saúde, telecomunicações, entre outros.
Tecnologia a serviço da saúde e do bem-estar na pisada
Um dos destaques recentes da Bracol é a palmilha “Neo Evolution”, que eleva o padrão de conforto e ergonomia nos calçados de segurança. Desenvolvida com a exclusiva tecnologia, inédita no Brasil, a palmilha se adapta ao arco plantar de cada pessoa em apenas quatro minutos, promovendo mais estabilidade, absorção de impacto e redução de fadiga.
“A recepção do mercado a esse produto foi extremamente positiva, evidenciando que as empresas estão cada vez mais comprometidas em investir na qualidade de vida dos colaboradores e valorização das pessoas”, diz Scarponi. O processo de personalização é feito dentro das empresas, ou seja, elas compram a Neo Evolution e recebem um estrutura móvel da Bracol equipada com a tecnologia que permite atender grupos de colaboradores com conforto e resultado imediato, reforçando o compromisso com a inovação no mercado.
Segurança que transforma o ambiente de trabalho
Com mais de 4.000 colaboradores a segurança é preocupação constante e a empresa investe massivamente em ações de conscientização com seus colaboradores e também de bem-estar físico e mental.
Sobre a Bracol
Com mais de 30 anos de história, a Bracol é referência no segmento de calçados de segurança e EPIs. A empresa produz anualmente mais de 12 milhões de pares de calçados e botas impermeáveis ao ano, exportando para mais de 20 países. Suas operações industriais estão distribuídas em quatro unidades estratégicas, com uma capacidade produtiva de 50.000 pares por dia.
A Bracol conta com mais de 4.000 colaboradores e um portfólio diversificado de 400 modelos de calçados de segurança e soluções para proteção dos pés, da cabeça e prevenção de quedas. Atende diversos segmentos como agronegócio, construção civil, indústria alimentícia, mineração, energia, telecomunicações, saúde, entre outros. Com foco contínuo em inovação e qualidade, a Bracol segue liderando o mercado de proteção no trabalho.