Alarme de incêndio: saiba porque é tão importante para a segurança

Em diversos ambientes, seja ele residencial ou profissional, podem ocorrer certos acidentes. Os incêndios acontecem por motivos variados, que em geral são descuidos acidentais. Porém, mesmo esses descuidos podem ser devidamente cuidados.
Para a proteção da família e harmonia do ambiente residencial, muitos brasileiros buscam por sistemas de combate a incêndio para proteção de eventuais acidentes antes mesmo que aconteçam.
Além dos alarmes, outra forma de prevenir todos e reduzir os riscos é a utilização de equipamentos de combate à incêndio. Em muitos casos, a partir de uma fagulha o fogo começa, e ao passar para uma cortina, por exemplo, acaba se espalhando mais.
Um alerta importante é que em qualquer situação ou local, ao identificar fogo, o ideal a se fazer é chamar os bombeiros e evacuar o local imediatamente.
Esse tipo de situação requer pessoas com treinamento e equipamentos especializados para lidar com o fogo e fumaça emitidos. A seguir, falaremos mais sobre as formas de proteger sua casa de eventuais incêndios. Acompanhe!
Busque por um bom sistema de combate a incêndio
No mercado existem diversos modelos e sistemas de combate para garantir a segurança da sua residência e de todos que nela estiverem.
Por exemplo, certos dispositivos possuem um sensor de fumaça que detecta qualquer alteração, como um alto nível de fumaça no ar. Essa detecção dispara o alarme e abre as janelas automaticamente para aumentar a ventilação do ambiente.
Além desses alarmes, prevenir é a melhor alternativa! Em empresas e indústrias, por exemplo, é necessário um profissional especializado em segurança no trabalho, tanto por uma questão legal quanto para a segurança dos colaboradores.
Esse técnico, além de prestar os primeiros socorros, também deve receber treinamento de brigada de incêndio para essas situações. Com isso, ele saberá como agir e ajudará na evacuação das pessoas.
Se prepare para agir durante um incêndio
Claro que acidentes acontecem! Certos momentos, mesmo com toda a precaução pode uma situação inesperada acontece.
O assoalho de madeira é uma opção comumente vista em diversas residências. A prevenção de incêndios deve ser feita por meio de manutenções constantes, além da aplicação ser feita por profissionais qualificados para evitar esse tipo de acidente.
Alguns itens podem ser comprados pensando nisso também. Além de prevenir muitas peças contra vandalismo, as luminárias a prova de explosão protegem a iluminação em eventuais situações, muito parecido com um revestimento de cilindro, porém, à prova de fogo e aplicado em lâmpadas.
Além disso, é expressamente contraindicada a utilização de elevadores nessas situações, sendo recomendada o uso das escadas para a evacuação.
Os ambientes profissionais também devem, de acordo com normas de segurança estabelecidas por lei, serem equipados com extintores de incêndio, hidrantes, mangueiras, registros, chuveiros automáticos e corrimão nas escadas. Tudo isso para essas situações de emergência.
Previna-se de incêndios e acidentes com fogo
Como vimos ao longo deste conteúdo, existe uma série de dispositivos que podem ser usados para combater incêndios em eventuais acidentes, seja no ambiente profissional ou sua casa.
Alguns sistemas de alarme detectam a fumaça e o fogo, e certos tipos possuem uma tecnologia integrada que já é diretamente responsável por acionar o corpo de bombeiros.
Além disso, um colaborador devidamente preparado para reagir nessas situações em seu ambiente profissional é necessária e por lei, deve ser cumprida por todas as organizações.
Assim como todos os acidentes, muitas vezes um incêndio se inicia e só é percebido quando não pode mais ser controlado. Por isso, saber como agir é importante nessas horas, sendo que uma decisão correta pode ser a responsável por salvar vidas.
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o portal PatiSeg.