4 dicas para fazer o seu empreendimento dar certo

Abrir um empreendimento é uma atividade que exige algumas competências específicas e criteriosas. Afinal, é preciso conhecer o mercado interno e externo, analisar a concorrência, além de contar com capacitação, suporte profissional, capital e muito planejamento.
Nesse sentido, é interessante mencionar que o Brasil é um país famoso por ‘’empreender por necessidade’’. Por isso, é comum notar o lançamento de novos negócios no mercado, cujos empreendedores mostram total despreparo e falta de planejamento financeiro.
Em resumo, isso acontece pelo objetivo de obter uma renda extra ou mesmo o sustento da família. Contudo, o resultado desse modelo não é nada satisfatório e pode gerar grandes prejuízos, bem como dívidas altíssimas e a insatisfação com o empreendimento.
Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de auxiliar você, empreendedor, a fazer o seu empreendimento dar certo. Nele, você encontrará 4 dicas simples que podem alavancar as suas oportunidades de negócio. Quer saber mais? Continue lendo!
1. Faça um bom planejamento
O primeiro passo – sem sombra de dúvidas – é elaborar um bom planejamento. Ou seja, antes de tirar a sua ideia do papel, é preciso que os processos estejam muito bem planejados.
Dessa forma, o empreendedor precisa ter em mente o capital necessário, quantos funcionários será preciso contratar e quem serão os seus fornecedores. Além de claro, o segmento de atuação da empresa, a eletroerosão a fio e as questões legais.
Por isso, é fundamental conhecer o mercado, analisar o público-alvo e acompanhar o dia a dia da concorrência. Uma ótima alternativa é elaborar um plano de negócios, cuja função é avaliar a viabilidade da empresa antes mesmo que ela tome forma.
2. Conheça o público-alvo
Outro ponto que deve ser seguido é o conhecimento preciso sobre as necessidades e desejos do público-alvo. Nesse momento, é preciso definir quem são os seus clientes, os potenciais compradores e o perfil do público que você deseja alcançar.
Mas, como coletar informações assertivas sobre o público-alvo? Bom, a resposta é simples: por meio de pesquisas mercadológicas e testes. Essas são ótimas alternativas para avaliar se aquilo que você deseja lançar conta com uma boa demanda.
3. Estude os concorrentes
Assim como os clientes, também é fundamental estudar a concorrência. Por isso, avalie quais são as diferenças e semelhanças entre os produtos que você pretende oferecer. Mas, lembre-se de buscar por ações para se diferenciar.
De modo geral, a concorrência deve ser vista como uma oportunidade de aprender mais sobre o seu produto e também sobre o público-alvo, mesmo em nichos específicos, como a montagem de cesta de natal.
Evite gerar guerras e competições a qualquer custo. O objetivo é buscar maneiras de conquistar diferenciais competitivos e não afetar negativamente o seu concorrente.
4. Conheça muito bem o mercado
Por fim, esse ponto não deve ser negligenciado de forma alguma: o conhecimento preciso do mercado. Então, se questione: qual mercado é interessante atuar? Ele conta com algum tipo de sazonalidade? É uma área nova ou já está consolidada?
Antes de tirar a ideia do papel, é preciso avaliar com cuidado em que você pretende desenvolver o seu projeto. Saber analisar as suas características pode auxiliar com a elaboração do seu planejamento.
Se você pretende abrir uma empresa de teclado de membrana, por exemplo, por saber que esse modelo conta com sazonalidade, é fundamental analisar o seu capital de giro para garantir o crescimento sustentável do seu negócio.
Gostou do nosso post? Tem alguma experiência com o empreendedorismo ou já abriu um empreendimento? Conta pra gente!