Temporada 2023 tem 5,6 mil vagas abertas de emprego
Dados do app Trampolim mostram que o volume de vagas cresceu 166% comparado a 2021; maioria das oportunidades são para vendas e atendimento

Para quem está em busca de emprego, a notícia é boa. Segundo especialistas, este é o melhor período para recolocação no mercado de trabalho. Com a proximidade da temporada de 2023, muitas empresas contratam para reforçar seus times ou atenderem novos projetos. Só no Trampolim, primeiro aplicativo colaborativo de vagas do Brasil, 5.674 oportunidades estão disponíveis.
O setor que mais está contratando no momento, segundo a plataforma, é o de vendas e atendimento. São 1.489 vagas no total, o que representa 26% de todos os anúncios do app. Na sequência, aparecem os setores de serviços gerais, com 1.228 vagas disponíveis (21% do total), e administrativo, com 821 ofertas de emprego (14%).
No comparativo entre os anos de 2021 e 2022, foi registrado um crescimento de 166% no volume total de vagas de emprego disponíveis no aplicativo. Foram 12.791 oportunidades anunciadas na plataforma ao longo de todo o ano passado. Neste ano, o número saltou para 34.057 – sem considerar a segunda quinzena de dezembro.
“Estamos passando por um momento de recuperação na geração de empregos. Depois da taxa de desemprego bater o recorde de quase 15% no ano passado, ela foi caindo gradativamente nos meses seguintes e está agora no seu menor percentual desde 2015”, afirma o diretor do Trampolim Bruno Rizzato, fazendo referência a dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para aproveitar as oportunidades disponíveis, Rizzato dá algumas dicas. “Todos os dias, pesquise novas vagas que estejam alinhadas com os seus objetivos. Mantenha-se atualizado, com cursos e ferramentas que melhorem sua capacidade profissional, e treine para as entrevistas. Estes são fatores decisivos em um processo seletivo”, orienta o especialista.
Sobre o App Trampolim
O Trampolim é o primeiro aplicativo colaborativo de empregos, no qual os próprios usuários compartilham vagas e oportunidades de pequenos estabelecimentos, lojas de bairro e serviços que normalmente são divulgadas na vitrine/porta dos estabelecimentos e não são publicadas em sites tradicionais de emprego.